Um Estudo sobre a Prática de Interpretação de Textos por meio de Animações no Ensino Fundamental I

Autores

  • Aparecida Melize Mota Silva Universidade Federal de Itajubá
  • Rodrigo Duarte Seabra Universidade Federal de Itajubá
  • Valter Pereira Romano Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.68762

Resumo

O Ensino Fundamental I é uma fase de extrema importância durante a escolarização, visto que a etapa de alfabetização é essencial para a continuação do ciclo. Desta forma, torna-se necessário inovar e modificar a dinâmica dentro da sala de aula, para que os alunos mantenham-se interessados e focados na aprendizagem. Esta pesquisa tem como objetivo principal apresentar um método diferente do convencional para complementar o ensino de Língua Portuguesa, mais especificamente no âmbito de interpretação de textos, no Ensino Fundamental I. O aspecto diferencial deste estudo consiste na utilização de animações como material complementar aos textos tradicionalmente trabalhados em sala de aula. Após a aplicação da pesquisa experimental, os principais resultados mostraram que os recursos propostos se apresentam como uma boa alternativa a ser explorada em sala de aula, contribuindo para a aprendizagem do tema.

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Biografia do Autor

Aparecida Melize Mota Silva, Universidade Federal de Itajubá

Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Itajubá

Rodrigo Duarte Seabra, Universidade Federal de Itajubá

Professor Adjunto na Universidade Federal de Itajubá

Valter Pereira Romano, Universidade Federal de Lavras

Professor Adjunto na Universidade Federal de Lavras

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

SILVA, A. M. M.; SEABRA, R. D.; ROMANO, V. P. Um Estudo sobre a Prática de Interpretação de Textos por meio de Animações no Ensino Fundamental I. Informática na educação: teoria &amp; prática, Porto Alegre, v. 20, n. 3 set/dez, 2017. DOI: 10.22456/1982-1654.68762. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/68762. Acesso em: 13 ago. 2022.