O WEBFÓLIO COMO PROCEDIMENTO AVALIATIVO NO PROCESSO DE APRENDIZAGENS: SENTIDOS, SIGNIFICADOS E DESAFIOS

Autores

  • JOSEVAL DOS REIS MIRANDA Universidade Federal da Paraíba- Centro de Educação - Departamento de Metodologia da Educação - Campus I

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.63731

Palavras-chave:

Webfólio, Avaliação das aprendizagens, Processo de aprendizagens

Resumo

Este artigo tece reflexões sobre a utilização de webfólio como possibilidade avaliativa na disciplina Avaliação da Aprendizagem. Tivemos como objetivo geral compreender como o uso de webfólios como procedimento avaliativo pode contribuir no processo de aprendizagens dos estudantes. Como objetivo específico: analisar os sentidos, os significados e os desafios do trabalho com o webfólio no processo de aprendizagens. Esse trabalho pautou-se na contribuição teórica de autores que fizeram a tessitura dos eixos Webfólio e Avaliação das aprendizagens. A metodologia foi de cunho qualitativo, por meio de um estudo de caso. Utilizamos a observação, o questionário e a pesquisa bibliográfica. Foram participantes da pesquisa estudantes que estavam matriculados na disciplina Avaliação da Aprendizagem. Os resultados apontam que: houve maior espaço para a construção, reflexão e criatividade acerca das aprendizagens pelos estudantes; permitiu o acompanhamento de forma processual das aprendizagens; maior convivência com os recursos tecnológicos e a superação da prática avaliativa excludente.

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Biografia do Autor

JOSEVAL DOS REIS MIRANDA, Universidade Federal da Paraíba- Centro de Educação - Departamento de Metodologia da Educação - Campus I

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília. Mestrado em Máster en Promoción de la Salud Sexual pela Universidad Nacional de Educación a Distancia - UNED. Possuo as seguintes especializações: em Psicopedagogia Aplicada a Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, em Supervisão Escolar e também em Educação Sexual. Sou Licenciado em Pedagogia. Considero como um fator determinante na minha trajetória profissional ter cursado o Antigo Magistério. Estas influências formativas contribuem para a minha constituição nessa caminhada, com vistas à formação do professor, profissional, pesquisador, intelectual e transformador que tento ser a cada dia. Atualmente sou professor e pesquisador Adjunto II, em Regime de Dedicação Exclusiva da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Centro de Educação - CE no Departamento de Metodologia da Educação - DME. Os termos mais frequentes na contextualização da minha produção científica são: Didática, Formação de Professores, Avaliação das aprendizagens, Organização do Trabalho Pedagógico, Currículo, Educação de Jovens e Adultos e Educação e diversidade Sexual.

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Publicado

2017-09-08

Como Citar

MIRANDA, J. D. R. O WEBFÓLIO COMO PROCEDIMENTO AVALIATIVO NO PROCESSO DE APRENDIZAGENS: SENTIDOS, SIGNIFICADOS E DESAFIOS. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 20, n. 2 mai/ago, 2017. DOI: 10.22456/1982-1654.63731. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/63731. Acesso em: 28 mar. 2024.