ROBÓTICA PEDAGÓGICA LIVRE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA

Autores

  • Lorena Barbara da Rocha Ribeiro Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Mary Valda Souza Sales Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Tarsis de Carvalho Santos Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.62785

Palavras-chave:

Robótica Pedagógica Livre, TIC, Formação

Resumo

As transformações ocorridas no mundo, advindas do avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC tiveram reflexos na educação, demandando do professor um novo perfil para sua prática e, consequentemente, uma formação que abarque a fluidez e dinâmica existente nessas tecnologias. Assim, cabe ao professor ressignificar sua prática, buscando alternativas criativas que possibilitem aprendizagens prazerosas e contextualizadas. Nesse cenário, este trabalho se propõe apresentar a Robótica Pedagógica Livre (RPL), em um viés articulador entre tecnologia-prática pedagógica, através de uma experiência formativa que articular a utilização das TIC com a RPL, a partir de um curso a distância. Como metodologia fora adotada a pesquisa-ação, considerando que as etapas da formação foram construídas conjuntamente com os sujeitos e trabalhadas no ambiente virtual de aprendizagem. Assim, a RPL pode ser considerada uma proposta de redimensionamento da tecnologia, capaz de potencializar o fazer pedagógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lorena Barbara da Rocha Ribeiro, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2011). Especialização em Currículo de Formação Cientifica, Tecnológica e Cultural pela Universidade do Estado da Bahia (2013). Atuou como Tutora do Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades - TELECENTROS.BR e no Programa de Qualificação Profissional para os Usuários dos Centros Digitais de Cidadania, ofertado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, SECTI; e como professora da Educação infantil da rede privada de ensino. Atualmente é professora articuladora do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Plano Nacional de Formação de Formação de Professores da Educação Básica - PLATAFORMA FREIRE / PARFOR - Universidade do Estado da Bahia em parceria com a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas. Tem experiência na área de Educação, Educação à Distância, Educação e Novas Tecnologias

Mary Valda Souza Sales, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutora em Educação - FACED/UFBA, Mestre em Educação e Contemporaneidade - UNEB, Especialista em Metodologia do Ensino Superior e em Supervisão Escolar/Empresarial - FEBA, Licenciada em Pedagogia pela UCSAL. É pesquisadora nas áreas de educação a distância, currículo, formação de professores, tecnologia da informação e comunicação, mediação e autoria, com ênfase nas abordagens metodológicas. Tem experiência com gestão e construção de sistemas de EAD, produção de material didático e elaboração de cursos, além de formação de formadores e gestão pedagógica de cursos. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Educação (DEDC), Campus I, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), líder do Grupo de Pesquisa Formação, Tecnologias, Educação a Distância e Currículo (ForTEC), atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)

Tarsis de Carvalho Santos, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestrando em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Currículo de Formação Científica, Tecnológica e Cultural (UNEB). Graduado em Licenciatura em História pelo Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE). Membro do grupo de pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade (GEOTEC/UNEB). Pesquisador nas áreas de Práticas Pedagógicas, Tecnologias da Informação e da Comunicação, Geotecnologia, História e Memória.

Referências

CÉSAR, Danilo Rodrigues. Robótica Pedagógica Livre: Uma possibilidade metodológica para o processo de ensino-aprendizagem. Disponível em: http://libertas.pbh.gov.br/~danilo.cesar/robotica_livre/artigos/artigo_epenn_2009.pdf Acesso em: 12 set. 2009.

DEMO, Pedro. Aprendizagens e Novas Tecnologias. Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Educação Física – ISSN 2175-8093 – Vol. 1, n. 1, p.53-75, Agosto/2009

HETKOWSKI, T.; ALVES, L. (Orgs.). Tecnologias Digitais e Educação: Novas (re)configurações técnicas, sociais e espaciais. Salvador: Eduneb, 2012.

LIMA JR, Arnaud Soares de. Tecnologias Inteligentes e Educação: Currículo Hipertextual. Rio de Janeiro: Quartet; Juazeiro, BA: FUNDESF, 2005 (Cibercultura e educação; v.2)

MAGRIS NICOLAU, Patrícia; RIBEIRO, Lorena B R. Robótica Pedagógica Livre: Seus “usos” como material didático-pedagógico no processo de formação do(a) professor (a), no contexto escolar da Educação Básica e nos espaços multirreferenciais de aprendizagem na sociedade contemporânea. In.: Revista Espirito Livre: p. 40-44, Nov. 2011.

ROCHA, Carlos Alves. Mediações tecnológicas na educação superior. Vol.5. Curitiba: Ibpex, 2009.

SALES, M. V. S.; NONATO, E. R. S. EAD e material didático: reflexões sobre mediação pedagógica. 13º Congresso Internacional de Educação a Distância. Curitiba, Paraná, Brasil. Setembro de 2007.

SANTOS, T.C; FERREIRA, M.A.M; RIBEIRO, L.B.R. Era Digital: A Formação do Professor Contemporâneo para uma Práxis Tecnológica. In: III Simpósio Baiano de Licenciaturas - Articulação entre ensino Superior e Educação Básica: A construção de Políticas Públicas de Formação de Professores. Cruz das Almas: 2013.

SANTOS, T. C. ; CORREIA, S. L. C. P. ; ARAUJO, K. S. S. ; FERREIRA, M. A. M. ; RIBEIRO, L. B. R. . Formação de Professores e TIC: Tecendo outras Possibilidades. In: VIII Simpósio Nacional de Educação, 2014, Frederico Westphalen. VIII Simpósio Nacional de Educação, 2014.

SILVA, Marco. Cibercultura e educação: a comunicação na sala de aula presencial e online. Revista FAMECOS. Porto Alegre, n° 37, dez. 2008.

Downloads

Publicado

2017-04-19

Como Citar

RIBEIRO, L. B. da R.; SALES, M. V. S.; SANTOS, T. de C. ROBÓTICA PEDAGÓGICA LIVRE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 19, n. 3 set/dez, 2017. DOI: 10.22456/1982-1654.62785. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/62785. Acesso em: 28 mar. 2024.