LEVANTAMENTO DOS TEMAS TIC E EAD NOS PERIÓDICOS QUALIS

Autores

  • Emanuelly Torres Nunes Universidade Federal de Alagoas
  • Ivanderson Pereira Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Luis Paulo Leopoldo Mercado Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.62116

Palavras-chave:

Pesquisa de Levantamento, Tecnologias da Informação e da Comunicação, Educação a Distância.

Resumo

Nessa pesquisa foi realizado um levantamento dos estudos que discutem a temática das TIC na Educação e da EaD. Trata-se de estudo quantitativo realizado a partir dos periódicos submetidos à metodologia Qualis da CAPES, cadastrados nas áreas de Educação e Ensino e avaliados com estrados A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C. Neste levantamento foram analisadas 174 revistas. Nelas foram consultados 5.983 unidades de periódicos e como resultados foram levantados 5.613 artigos que discutem EaD ou TIC na Educação. Verificou-se que no período entre 1982 e 2000 o número de estudos, acerca dos temas desse levantamento, teve um crescimento muito tímido e pouco expressivo. Após o ano de 2000 o número de artigos publicados em periódicos Qualis e que enfocavam os temas TIC na Educação e EaD cresçe uma progressão tal que quase dobra a cada ano. Trata-se de uma área de pesquisa em vertiginoso crescimento.

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Biografia do Autor

Emanuelly Torres Nunes, Universidade Federal de Alagoas

Graduada em Física Licenciatura na Universidade Federal de Alagoas(UFAL), campus Arapiraca-AL. Participei durante dois anos do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI), financiado pela CAPES, na Universidade de Coimbra, Coimbra-PT, nos seguintes anos letivos 2011/2012 e 2012/2013, com direito a dupla diplomação em Licenciatura em Física. Desde maio de 2014 tenho atuado como bolsista do Programa Institucional de Iniciação a Docência (PIBID). Aprovada no processo seletivo 2015.1 do Pós-graduação de stricto sensu em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Alagoas UFAL, no edital Nº 36 de 2014. Monitora do estado desde abril de 2015.

Ivanderson Pereira Silva, Universidade Federal de Alagoas

Possui Graduação em Física pela Universidade Federal de Alagoas (2008) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2010). Atualmente é Professor Assistente "A" da Universidade Federal de Alagoas, Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Alagoas e membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Humanidades (GIPHU) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional.

Luis Paulo Leopoldo Mercado, Universidade Federal de Alagoas

Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas com atuação na graduação em Pedagogia e na Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação. Doutor em Educação (PUC/SP, 1998), Mestre em Educação (UFSM, 1993), Especialista em Formação de Professores em Mídias na Educação (UFAL, 2010), Licenciado em Ciências Biológicas Licenciatura Plena (UFSM, 1989). Bacharel em Direito (CESMAC, 2012). Realizou Aperfeiçoamento em Formação em Tutoria Online pela Organização dos Estados Americanos (OEA/INEAM) e em Melhoria da Qualidade da Educação pela UNESCO (UNESCO/OEA). Professor vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas. Lider do Grupo de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Presencial e Online, certificado pelo CNPq. Exerceu o Cargo de Direção da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) da Universidade Federal de Alagoas e o cargo de Coordenador da Universidade Aberta do Brasil na Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Educação a Distância Online e Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, formação continuada de professores, educação a distância, Tecnologias da Informação e Comunicação. Avaliador Institucional do INEP. Avaliador do INEP para Credenciamento de IES e polos para oferta de Educação a Distância. Avaliador do Inep para reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de Direito. Avaliador ad-hoc da SEED/MEC, Sesu/MEC (Reuni), CAPES, CNPq, FINEP, FAPEAL. Possui publicações nacionais e internacionais na área de Educação a Distância, Tutoria Online e TIC na Educação. Orientou 4 Teses de Doutorado defendidas na Universidade Federal de Alagoas. Co-orientou uma Tese de Doutorado, defendida na Universidade Federal de Pernambuco. Orientou 36 Dissertações de Mestrado defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFAL, UFPB e Universidade de Aveiro (Portugal).Atualmente orienta 4 teses de doutorado e 1 dissertação de mestrado.

Referências

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Publicado

2017-04-19

Como Citar

NUNES, E. T.; SILVA, I. P.; MERCADO, L. P. L. LEVANTAMENTO DOS TEMAS TIC E EAD NOS PERIÓDICOS QUALIS. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 19, n. 3 set/dez, 2017. DOI: 10.22456/1982-1654.62116. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/62116. Acesso em: 14 ago. 2022.