Avaliação da Usabilidade de Websites: um estudo de caso com usuários idosos

Autores

  • Sidney Calebe Ribeiro Universidade Federal de Itajubá
  • Adriana Prest Mattedi Universidade Federal de Itajubá
  • Rodrigo Duarte Seabra Universidade Federal de Itajubá

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.59436

Palavras-chave:

Tecnologias, Interação

Resumo

O estudo analisa o impacto que a idade exerce na usabilidade de websites, comparando usuários jovens e idosos, com base em critérios abordados na literatura científica. O envelhecimento da população e o crescente uso da internet acentua a relevância deste estudo, tendo como foco características inerentes aos idosos. O método utilizado nesta pesquisa propôs três tarefas em dois websites e a usabilidade foi investigada a partir da análise do desempenho baseado no tempo e nas percepções dos voluntários por meio de questionários. As principais conclusões alcançadas são: os idosos obtiveram desempenhos, em geral, inferiores aos jovens na realização das tarefas; a facilidade de aprendizado foi verificada e mensurada nos dois grupos de voluntários; fatores como a experiência no uso da tecnologia tornaram o desempenho dos idosos semelhantes ao dos jovens.

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Biografia do Autor

Sidney Calebe Ribeiro, Universidade Federal de Itajubá

Atualmente é graduando do curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal de Itajubá.

Adriana Prest Mattedi, Universidade Federal de Itajubá

Atualmente, é Professora Associada do Instituto de Matemática e Computação da Universidade Federal de Itajubá.

Rodrigo Duarte Seabra, Universidade Federal de Itajubá

Atualmente, é Professor Adjunto do Instituto de Matemática e Computação da Universidade Federal de Itajubá.

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Publicado

2016-11-05

Como Citar

RIBEIRO, S. C.; MATTEDI, A. P.; SEABRA, R. D. Avaliação da Usabilidade de Websites: um estudo de caso com usuários idosos. Informática na educação: teoria &amp; prática, Porto Alegre, v. 19, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1982-1654.59436. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/59436. Acesso em: 20 ago. 2022.