Arte Digital. Cub@

Autores

  • Yara Rondon Guasque Araujo Artista e pesquisadora independente - Professora Associada VIII aposentada (PPGAV/UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.58066

Palavras-chave:

colecionismo, mercado internacional de Arte Contemporânea, Arte Digital, Bienal de La Habana.

Resumo

Como o colecionismo e a abertura ao mercado internacional de Arte Contemporânea afeta a produção de Arte Digital em Cuba? O artigo tenta situar hoje a Arte Digital em Cuba, sua representatividade na 12a Bienal de La Habana de 2015 e o legado deixado pelos onze Salões de Arte Digital promovidos pelo Centro Cultural Pablo de La Torrente Brau. Palavras-chave: colecionismo; mercado internacional de Arte Contemporânea; Arte Digital; Bienal de La Habana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yara Rondon Guasque Araujo, Artista e pesquisadora independente - Professora Associada VIII aposentada (PPGAV/UDESC)

Artista e pesuisadora independente. Professora Associada VIII aposentada do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (PPGAV/UDESC). Departamento de Artes Visuais.

Referências

AMARANTE, Leonor. A 12a Bienal de Havana deu o que falar. ARTE! Brasileiros # 30. São Paulo. 13/07/2015. [acessado dia 14 de julho de 2015]. http://brasileiros.com.br/2015/07/12a-bienal-de-havana-deu-o-que-falar/

ASSOCIATED PRESS. Havana Biennial: Bargains, Hype, politics and the Malecon. The New York Times. New York. June 20, 2015. [acessado dia 14 de julho de 2015]. http://www.nytimes.com/aponline/2015/06/20/us/ap-cb-cuba-americans-and-biennial-.html

COTTER, Holland. The Havana Biennial Is Running at Full Throttle. Critic´s Notebook. The New York Times. New York. May 29, 2015. [acessado dia 14 de julho de 2015]. http://www.nytimes.com/2015/05/30/arts/design/the-havana-biennial-is-running-at-full-throttle.html?_r=0

COTTER, Holland. Havana’s Vital Biennial Was Trumped by a Stifled Voice. The New York Times. New York. July 1, 2015. [acessado dia 14 de julho de 2015]. http://www.nytimes.com/2015/07/05/arts/design/havanas-vital-biennial-was-trumped-by-a-stifled-voice.html

DOLNIK, Sam. An Artist’s Performance: a Year as a Poor Immigrant. The New York Times. New York. May 18, 2011. [acessado dia 14 de julho de 2015].http://www.nytimes.com/2011/05/19/nyregion/as-art-tania-bruguera-lives-like-a-poor-immigrant.html

GUASQUE, Yara. Perforum Desterro e Perforum São Paulo: ressonâncias. In: HIPERORGANICOS: Concha/Ressonâncias. Simpósio Interancional e Laboratório Aberto de Pesquisa em Arte, Hibridação e Bio-Telemática. Rio de Janeiro, dia 19 a 22 de novembro de 2013 na UFRJ, aguardando publicação.

HIVOS PEOPLE UNLIMITED. Digital Defenders Partnership - Central America. The Hague.[acessado dia 14 de julho de 2015].https://central-america.hivos.org/activity/digital-defenders-partnership

KENNEDY, Randy. Tânia Bruguera, an Artist in Havana, Has a Great New York Week. The New York Times. New York. July 13, 2015. [acessado dia 14 de julho de 2015]. http://www.nytimes.com/2015/07/14/arts/design/tania-bruguera-an-artist-in-havana-has-a-great-new-york-week.html

RELOBA, Xênia. Arte digital: memórias. Colección Majadahonda. La Habana: Centro Cultural Pablo de La Torriente Brau, 2012.

SANDOVAL, Jaime. Cuba registra su primera transacción Bitcoin. Cripto Notícias. Havana. 24 de julho de 2015. [acessado dia 24 de julho de 2015]. http://criptonoticias.com/cuba-registra-su-primera-transaccion-bitcoin/

SANTAELLA, Lucia. Por que as artes e a comunicação estão convergindo? São Paulo: Paulus, 2005.

THE NEW YORK TIMES. Bienal de Cuba testa limites da censura. Folha de São Paulo. São Paulo. 11/07/2015. [acessado dia 14 de julho de 2015]. http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2015/07/1654391-bienal-de-cuba-testa-limites-da-censura.shtml

Downloads

Publicado

2018-08-23

Como Citar

ARAUJO, Y. R. G. Arte Digital. Cub@. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 21, n. 1 Jan/Abr, 2018. DOI: 10.22456/1982-1654.58066. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/58066. Acesso em: 9 ago. 2022.