Análise dialógica de uma formação continuada na modalidade a distância: compartilhando um percurso teórico-metodológico

Autores

  • Apoliana Regina Groff Universidade Federal de Santa Catarina
  • Kátia Maheirie Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.57557

Palavras-chave:

Análise dialógica. Formação continuada. Educação a Distância. Ambiente virtual.

Resumo

Este artigo busca compartilhar um percurso teórico-metodológico criado a partir da análise dialógica de uma experiência de formação continuada para professores/as, na modalidade a distância. Tal percurso encontrou um ponto de conexão entre as teorizações do Círculo de Bakhtin sobre as relações dialógicas e sobre o enunciado concreto, com a noção de dispositivo em Michel Foucault. A leitura e a escrita foram as principais ferramentas metodológicas. Quando se parte da dialogia como perspectiva de trabalho, não há uma imagem de método a ser reproduzida, mas um percurso a ser criado. A partir de nossa pesquisa compartilhamos algumas pistas que poderão auxiliar investigações dialógicas em espaço virtual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Apoliana Regina Groff, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Kátia Maheirie, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia.

Referências

BAKHTIN, M. Problemas da Poética de Dostoiévski. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BAKHTIN, M.; VOLOCHINOV, V. Discurso na vida e discurso na arte. Tradução de Faraco; Tezza) New York: Academic Press, 1976.

BAKHTIN, M.; VOLOCHÍNOV, V. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 14. ed. São Paulo: Hucitec, 2010.

FOUCAULT, M. Sobre a história da sexualidade. In: M. Foucault, Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979. p. 243-276.

FOUCAULT, M.. Vigiar e Punir: Nascimento da prisão. 36. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

FOUCAULT, M. História da sexualidade I: A vontade de saber. 22. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2012.

GROFF, A. R.; MAHEIRIE, K.; ZANELLA, A. V. Constituição do(a) pesquisador(a) em Ciências Humanas. Revista Arquivos Brasileiros de Psicologia, v.62, n.1, p. 97-103. 2010.

GROFF, A. R.; SOUSA, A. M.; LIMA, P. d. (2011). Relatório do Curso de Especialização: A Gestão do Cuidado para uma Escola que Protege (convênio UFSC/MEC/SECADI - 2009 a 2011). Disponível em: http://nuvic.paginas.ufsc.br/files/2015/03/Relatorio-Final-EQP_MEC_SECADI.pdf Acesso em: 20 maio 2015.

HARDT, L. S., & CARNEIRO, M. S. Relatório de Avaliação do Curso de Especialização: A Gestão do Cuidado para uma Escola que Pretege. In: GROFF, A. R.; SOUSA, A. M.; LIMA, P. d. Relatório do Curso de Especialização: A Gestão do Cuidado para uma Escola que Pretege (convênio UFSC/MEC/SECADI - 2009 a 2011). Disponível em: http://nuvic.paginas.ufsc.br/files/2015/03/Relatorio-Final-EQP_MEC_SECADI.pdf Acesso em: 20 maio 2015.

LAPA, A. B. & BELLONI, M. L. Introdução à educação a distância. Florianópolis: UFSC/CED/NUP, 2010.

LEITE, A. M. & ROSA, R. M. Módulo III: Educação, escola e violências. Florianópolis: NUVIC-CED-UFSC, 2011.

MIGUEL, D. S.; SOUSA, A. M.; LIMA, P. d. Projeto de Intervenção Educacional. Florianópolis: NUVIC-CED-UFSC, 2010.

NEVES, C. A. Gilles Deleuze e Política: interferências nos modos de se estar nos verbos da vida. In: TEDESCO, S.; NASCIMENTO, M. L. Ética e Subjetividade: novos impasses no contemporâneo. Porto Alegre: Sulina, 2009.

NÚCLEO VIDA E CUIDADO: estudos e pesquisas sobre violências. Projeto Político Pedagógico: Curso de Especialização A Gestão do Cuidado para Escola que Protege. 2010. Disponível em: http://www.escolaqueprotege.ufsc.br/moodle/prelogin/ppp.pdf. Acesso em: 20 maio 2015.

REATEGUI, E. et al. Editorial. Revista Informática na Educação: Teoria e Prática, v.14, n.2, p. 9-10, jul/dez. 2011.

SKLIAR, C. Desobedecer a linguagem: educar.1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

SOUSA, A. M.; MIGUEL, D. S.; LIMA, P. d. Módulo I: Gestão do Cuidado e Educação Biocêntrica. Florianópolis: NUVIC-CED-UFSC, 2010.

ZANELLA, A. V. Perguntar, registrar, escrever: inquietações metodológicas. Porto Alegre: Sulina, Editora da UFRGS, 2013.

ZAPELINI, C. A. Módulo II: Violências, Rede de Proteção e Sistema de Garantia de Direitos. Florianópolis: NUVIC/CED/UFSC, 2010.

Downloads

Publicado

2016-01-16

Como Citar

GROFF, A. R.; MAHEIRIE, K. Análise dialógica de uma formação continuada na modalidade a distância: compartilhando um percurso teórico-metodológico. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 18, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1982-1654.57557. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/57557. Acesso em: 15 ago. 2022.