Tecnologia e(m) sala de aula: oportunidades para (re)conciliar a Internet e o trabalho do professor

Autores

  • Diego Vieira Braga Universidade Católica de Pelotas. Programa de Pós-graduação em Letras/Linguística Aplicada.
  • Fabiane Villela Marroni Universidade Católica de Pelotas. Programa de Pós-graduação em Letras/Linguística Aplicada.
  • Patricia Pereira Franco

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.57230

Palavras-chave:

Novas tecnologias. Internet. Língua portuguesa – Ensino. Prática de pesquisa.

Resumo

O objetivo do texto é levantar discussão sobre modos de a tecnologia comparecer em sala de aula como uma aliada dos professores em suas práticas pedagógicas. Damos ênfase ao uso da internet e abordamos formas de explorar seu potencial de maneira que o professor conduza o processo de ensino-aprendizagem pela aproximação com a realidade que o estudante de hoje experimenta. Trazendo reflexões como a de Tornaghi (2010) sobre tecnologia na escola e de Ninim (2008) sobre o papel da pesquisa na sala de aula, discutimos oportunidades de envolver os estudantes pelo recurso à internet nas aulas de Língua Portuguesa e nas atividades de pesquisa escolar em geral, exemplificando e defendendo o papel de mediador que o professor exerce nessa nova configuração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Vieira Braga, Universidade Católica de Pelotas. Programa de Pós-graduação em Letras/Linguística Aplicada.

Mestre em Letras/Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas. Doutorando em Letras/Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas. Bolsista PROSUP/CAPES.

Fabiane Villela Marroni, Universidade Católica de Pelotas. Programa de Pós-graduação em Letras/Linguística Aplicada.

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas, atuando nas áreas de Tecnologia na Educação e Semiótica.

Patricia Pereira Franco

Mestra em Letras/Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas.

Referências

BERNARDES, Alessandra Sexto; FERNANDES, Olívia Paiva. A pesquisa escolar em tempos de Internet. In: FREITAS, M. T. de A.; COSTA, S. R. (Orgs.). Leitura e escrita de adolescentes na internet e na escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

DEMO, Pedro. O porvir: desafios das linguagens do século XXI. Curitiba, PR: Editora IBPEX, 2007.

LUCKESI, Cipriano. Considerações gerais sobre avaliação no cotidiano escolar. Entrevista concedida à "Aprender a Fazer", Curitiba, PR, nº 36, 2004, p. 4-6. Disponível em: <http://www.luckesi.com.br/artigosavaliacao.htm>. Acesso em: 18 jun. 2014.

LUCKESI, Cipriano. Entrevista publicada na Folha Dirigida, Rio de Janeiro, nº 1069, de 06/10/2006, caderno "Aprender", pág. 9. Disponível em: <http://www.luckesi.com.br/artigosavaliacao.htm>. Acesso em: 18 jun. 2014.

NINIM, Maria Otilia Guimarães. Pesquisa na escola: que espaço é esse? O conteúdo ou o do pensamento crítico? In: Educação em Revista, Belo Horizonte, nº 48, p. 17-35, dez. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982008000200002>. Acesso em: 16 mai. 2014.

SOBRAL, Adail. Internet na escola: o que é, como se faz? São Paulo: Edições Loyola, 1999.

TORNAGHI, Alberto. O que a escola faz com a tecnologia? E o que a tecnologia faz com a escola? In: Revista TV Escola - Tecnologias na Educação. Curitiba, nº 1, p. 24-25, mar./abr. 2010. Disponível em: . Acesso em: 12 mai. 2014.

VALENTE, José Armando. Computadores e conhecimento: repensando a educação. 2. ed. Campinas, SP: UNICAMP/NIED, 1998. p. 501.

Downloads

Publicado

2016-01-16

Como Citar

BRAGA, D. V.; MARRONI, F. V.; FRANCO, P. P. Tecnologia e(m) sala de aula: oportunidades para (re)conciliar a Internet e o trabalho do professor. Informática na educação: teoria &amp; prática, Porto Alegre, v. 18, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1982-1654.57230. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/57230. Acesso em: 15 ago. 2022.