Desenvolvimento e Implementação de Indicadores de Colaboração e Participação no Moodle

Autores

  • Paulo Fernando Ozório Ferraz Unifal-MG
  • Pedro Torres de Oliveira Unifal-MG
  • Gabriel Gerber Hornink Universidade Federal de Alfenas - Unifal-MG

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.51508

Palavras-chave:

Ambiente virtual de aprendizagem, Avaliação, Indicadores

Resumo

A aprendizagem mediado por computador está se expandindo cada vez mais no ensino superior de graduação e pós-graduação, sendo o Moodle um dos ambientes virtuais de aprendizagens mais utilizados. Uma das dificuldades no acompanhamento desses cursos é a visualização global das ações dos usuários (estudantes, tutores etc). Objetivou-se nesse trabalho identificar os dados de uso das ferramentas (tabelas de Log) e construir, a partir desses, indicadores de participação e colaboração global, apresentados em gráficos por período. Focou-se na ferramenta o uso por tutores, professores e coordenadores de cursos a distância (EAD), sendo que essa apresentou potencial uso para moderação das interações e acompanhamento global das atividades. Palavras-chave: Ambiente virtual de aprendizagem. Avaliação. Indicadores.

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Biografia do Autor

Gabriel Gerber Hornink, Universidade Federal de Alfenas - Unifal-MG

Possui bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (2003), licenciatura em Ciências Biológicas pela Unicamp (2006), especialização em gestão ambiental pela Unicamp (2006), mestrado em Biologia Funcional e Molecular (área Bioquímica, subárea Ensino) (2006) e doutorado em Ciências (2010), ambos pela Unicamp, na área de tecnologias educacionais. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em formação de professores para o uso de Informática no ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: software educacionais, educação a distância, formação de professores. Atualmente está como professor de Bioquímica e de Tecnologias Educacionais na Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) e desenvolve atividades no grupo de pesquisa Inovações Tecnológicas no Ensino (líder). Atua também como professor nos programas de Pós-Graduação de Mestrado em Educação e mestrado em História Ibérica. Participa no Núcleo Tecnológico do Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD.

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Publicado

2015-07-29

Como Citar

OZÓRIO FERRAZ, P. F.; TORRES DE OLIVEIRA, P.; HORNINK, G. G. Desenvolvimento e Implementação de Indicadores de Colaboração e Participação no Moodle. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 18, n. 1, 2015. DOI: 10.22456/1982-1654.51508. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/51508. Acesso em: 8 ago. 2022.