Arte Educação para a Cidadania: emergência de um discurso político para a arte educação no ensino formal em Portugal e na Europa

Autores

  • Teresa Torres de Eça NEA- i2ADS, Faculdade de Belas Artes Universidade do Porto, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.50388

Palavras-chave:

arte educação, currículo, educação para a cidadania, democracia, literacia digital.

Resumo

Resumo Parte-se, neste artigo de dois documentos chave para discutir discursos curriculares de arte educação na Europa: o Relatório europeu da Education, Audiovisual and Culture Executive Agency de 2009 e o Parecer do Conselho Nacional da Educação de Portugal, emitido em 2013 sobre a educação para os mídia. O cerne da discussão aponta para o crescente desinteresse pela educação crítica apelando para um discurso mais comprometido sobre o papel da arte educação no curriculum das escolas públicas para uma oferta educativa verdadeiramente democrática.

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Publicado

2016-06-02

Como Citar

DE EÇA, T. T. Arte Educação para a Cidadania: emergência de um discurso político para a arte educação no ensino formal em Portugal e na Europa. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 19, n. 1, 2016. DOI: 10.22456/1982-1654.50388. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/50388. Acesso em: 19 abr. 2024.