A Inserção Brasileira na Era da Informação: Excluídos Digitais ou Tecnológicos?

Autores

  • Mauro Meirelles

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.4957

Resumo

O presente artigo visa discutir a inserÁ„o bra-sileira no mundo da informaÁ„o. Objetivamos levantar alguns questionamentos sobre as formas de desenvolvi-mento econÙmico impostas aos paÌses latino-america-nos, em especial ao Brasil, pelos organismos internacio-nais, atravÈs de uma suposta divis„o internacional do trabalho. Nosso argumento reside no fato de que tal modelo de desenvolvimento proposto mostra-se extre-mamente nocivo e pernicioso ao desenvolvimento tecnolÛgico autÙnomo de nosso PaÌs. Defendemos a tese de que sÛ È possÌvel ao Brasil um desenvolvimento eco-nÙmico sustentado se investirmos na produÁ„o de no-vas tecnologias, inserindo-se, cada vez mais, no merca-do internacional ó seja atravÈs da implementaÁ„o de polÌticas públicas e investimentos crescentes em educa-Á„ o, seja atravÈs de reduÁies significativas nas taxas de exclus„o social, em especial, o analfabetismo funcional e tecnolÛgico.

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Publicado

2003-05-16

Como Citar

MEIRELLES, M. A Inserção Brasileira na Era da Informação: Excluídos Digitais ou Tecnológicos?. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 6, n. 1, 2003. DOI: 10.22456/1982-1654.4957. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4957. Acesso em: 16 abr. 2024.