A linguagem dos Bioblogs: contribuições da linguística para o ensino e aprendizagem de Biologia

Autores

  • Monica Filomena Caron Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba
  • Luis Francisco P. P. S. Salles Aluno da Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.46218

Palavras-chave:

blog, ensino de biologia

Resumo

A pesquisa objetivou pensar como se configuram os aspectos linguísticos utilizados em blogs de biologia, os sentidos neles veiculados, seus públicos-alvo e a autoria dos sítios. Pensamos ser essa reflexão importante para entender como se dá o processo de ensino-aprendizagem de biologia fora das instituições de ensino formais, visto que o processo de criação e circulação dos blogs é inteiramente mediado pela linguagem, e cada vez mais ocorre fora das salas de aula, especialmente na internet. Utilizando uma análise textual baseada no Paradigma Indiciário, o trabalho visou a compreender como ocorre a transmissão de conhecimentos nesses blogs, que vêm assumindo um espaço cada vez maior na internet. Foi constatado que os blogs se utilizam de diferentes recursos linguísticos com o intuito de promover um ensino diferenciado, que evidencia a importância desses espaços virtuais como ferramentas de aprendizagem para alunos que vivem em um mundo cada vez mais informatizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monica Filomena Caron, Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba

Possui graduação (1995) em Psicologia pela USP, campus Ribeirão Preto/SP - Bacharelado, Licenciatura e Formação de Psicólogo, pós-graduação lato-senso (1996) em Psicopedagogia Aplicada à Neurologia Infantil, na Faculdade de Medicina da UNICAMP, pós-graduação lato-senso (2003), no Laboratoire d´Études sur l´Acquisition et la Pathologie su Langage (LEAPLE) - Université René Descartes, Faculté des Sciences Humaines et Sociales - Sorbonne - Paris V, mestrado (2000) e doutorado (2004) em Linguística Aplicada ao Ensino/Aprendizagem de Língua Materna, pela UNICAMP, no Instituto de Estudos da Linguagem. Pós-doutorado (2012-2013) em Linguística no Instituto de Estudos da Linguagem, UNICAMP, junto ao Projeto Integrado em Neurolinguística: práticas com a linguagem e documentação de dados. Docente no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos da UFSCar. Docente do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades

Downloads

Publicado

2014-12-28

Como Citar

CARON, M. F.; SALLES, L. F. P. P. S. A linguagem dos Bioblogs: contribuições da linguística para o ensino e aprendizagem de Biologia. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 17, n. 2, 2014. DOI: 10.22456/1982-1654.46218. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/46218. Acesso em: 8 ago. 2022.