Educação de Jovens e Adultos na Cultura Digital
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.43608Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Blog, Educação Matemática, Etnomatemática.Resumo
Esse presente trabalho foi realizado com turmas de sétima e oitava séria da Educação de Jovens e Adultos (EJA) numa escola municipal. A escolha dos temas partiu da necessidade de inclusão tanto digital quanto cultural visto que a maioria dos alunos das turmas apresentava mínima ou até nenhuma formação digital e informação cultural sobre culinária africana. Os objetivos principais do projeto foram: incluir jovens e adultos na educação digital, principalmente nas redes de informação e comunicação (blog); evidenciar o processo de autoria dos alunos; conhecer e discutir sobre a culinária africana e sua influencia na história das receitas típicas brasileiras; elaborar atividades da disciplina de Matemática relacionando-as com as receitas; disponibilizar jogos, informações extras e vídeos relativos aos temas do projeto para contemplas outras áreas do conhecimento. A metodologia adotada foi à construção de um blog para cada uma das duas turmas envolvidas no projeto com a finalidade de hospedar as atividades das comidas africanas, pesos e medidas e cálculos matemáticos. A Etnomatemática, as mídias, fizeram parte dessa construção coletiva do conhecimento onde cada participante teve o seu papel como sendo principal e mais ainda fundamental em todas as etapas do projeto que ainda deixa vários vieses de continuação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-12-28
Como Citar
BALDUINO, G. E.; DE SOUZA JUNIOR, A. J.; REINALDO, I. Educação de Jovens e Adultos na Cultura Digital. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 17, n. 2, 2014. DOI: 10.22456/1982-1654.43608. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43608. Acesso em: 28 maio. 2023.
Edição
Seção
Artigos