Análise de contexto em interações com o SCALA Tablet mediando a comunicação de alunos incluídos com Autismo

Autores

  • Katia Coutinho UFRGS
  • Maria Bez UFRGS
  • Liliana Passerino UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.43423

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista. Autismo. Comunicação Alternativa. Contexto. Tablet.

Resumo

Uma das práticas culturais mais significativas dos seres humanos é a comunicação desenvolvida na interação com os outros num processo sócio-histórico. Este artigo apresenta um recorte do projeto SCALA (Sistema de Comunicação Alternativa para Letramento de crianças com Autismo) que foca no desenvolvimento de um sistema de comunicação alternativa em duas versões (web e android) e tem como finalidade facilitar a comunicação e a interação de sujeitos com autismo que apresentam déficits. Neste estudo, discute-se aspectos referentes a uma análise do contexto onde ocorrem as interações entre os sujeitos a partir de coleta de dados com duas crianças entre 3 e 5 anos, com Transtorno do Espectro Autista, não oralizados e incluídos na educação infantil. Os resultados permitem compreender o potencial de um sistema de comunicação para proporcionar possibilidades de inclusão destas crianças, no contexto da educação infantil, com aumento da comunicação e interação com o uso do Sistema SCALA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

COUTINHO, K.; BEZ, M.; PASSERINO, L. Análise de contexto em interações com o SCALA Tablet mediando a comunicação de alunos incluídos com Autismo. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 17, n. 1, 2014. DOI: 10.22456/1982-1654.43423. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43423. Acesso em: 13 ago. 2022.