Percepção de competências de aprendizagem em ambientes online no ensino da Educação Física

Autores

  • Maria da Glória Ribeiro Escola Básica Vilar de Andorinho, Portugal
  • José António Marques Moreira Universidade Aberta, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.39255

Palavras-chave:

competências de aprendizagem, perceção de aprendizagem, ambientes online.

Resumo

Poderão os ambientes online favorecer as competências de aprendizagem, tal como os estudantes do ensino fundamental as percebem? Neste artigo analisamos o impacto de novos cenários pedagógicos online na perceção das competências de aprendizagem na disciplina de Educação Física do ensino fundamental. Participaram na investigação 66 alunos do 6.º ano de escolaridade, de uma escola do distrito do Porto- Portugal. No final do ano letivo, os estudantes responderam a uma escala de competências de autoaprendizagem, adaptada para a aprendizagem em ambientes online. Os resultados do estudo mostram que os ambientes virtuais de aprendizagem, ancorados num design centrado no desenvolvimento de competências e num modelo pedagógico baseado nos princípios do construtivismo, da autonomia e da interação podem ter efeitos muito positivos na perceção das competências de aprendizagem nas dimensões consideradas: Aprendizagem Ativa ou Aceitação da Responsabilidade Pessoal pela Aprendizagem, Iniciativa de Aprendizagem e Orientação para a Experiência e Autonomia na Aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Glória Ribeiro, Escola Básica Vilar de Andorinho, Portugal

Mestre em Tecnologias da Informação e da Comunicação. Licenciada em Educação Física na Faculdade de Desporto e Educação Física pela Universidade do Porto. Professora de Educação do Ensino Básico.

José António Marques Moreira, Universidade Aberta, Portugal

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra. Professor Auxiliar no Departamento de Educação e Ensino a Distância (DEED) da Universidade Aberta, Portugal Investigador no Laboratório de Educação a Distância e E-learning (Le@d), Universidade Aberta e no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra.

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

RIBEIRO, M. da G.; MARQUES MOREIRA, J. A. Percepção de competências de aprendizagem em ambientes online no ensino da Educação Física. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 17, n. 1, 2014. DOI: 10.22456/1982-1654.39255. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/39255. Acesso em: 14 ago. 2022.