O uso das TIC no contexto educativo de crianças com Deficiência Visual

Autores

  • Rutileia Maria de Lima Portes Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.39235

Palavras-chave:

Educação. Letramento. Braille. Leitores de tela

Resumo

Apresentamos um relato de pesquisa com foco nas práticas de letramento das pessoas com deficiência visual, especialmente durante os processos iniciais de alfabetização. O computador com leitor de tela é apontado como uma TIC capaz de suprir as lacunas comunicacionais e interacionais deixadas pelo código Braille. A pesquisa objetivou compreender e analisar os saberes de professores sobre os recursos de acesso ao conhecimento para crianças com deficiência visual matriculadas na rede municipal de ensino de Uberlândia (MG). Participaram da pesquisa quatro professoras do AEE que por meio de entrevistas semiestruturadas nos forneceram os dados necessários, cuja construção ocorreu sob uma dimensão histórico-cultural característica da epistemologia qualitativa. Os dados foram analisados na perspectiva da análise de conteúdos. As conclusões revelam que o código Braille ocupa a centralidade dos saberes e das práticas dos sujeitos da pesquisa, sendo a informática utilizada de maneira muito insipiente.

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Biografia do Autor

Rutileia Maria de Lima Portes, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia

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Publicado

2014-12-28

Como Citar

PORTES, R. M. de L. O uso das TIC no contexto educativo de crianças com Deficiência Visual. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 17, n. 2, 2014. DOI: 10.22456/1982-1654.39235. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/39235. Acesso em: 13 ago. 2022.