Ensinar e aprender Física com auxílio dos recursos das TIC: enfoque na aprendizagem significativa

Autores

  • Claudio Silva Dantas Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Marcelo Gomes Germano Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
  • Filomena Gonçalves Moita Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
  • Ewerton Moraes Luna Universidade Regional do Cariri - URCA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.38473

Palavras-chave:

Tecnologias, Objetos de aprendizagem

Resumo

Este estudo traz reflexões acerca do uso das simulações e animações em uma perspectiva de intervenção didática no ensino de Física. Utilizamos a abordagem da pesquisa qualitativa e instrumentos de coleta de dados o questionário e a entrevista. As análises e interpretações dos dados foram elaboradas à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa. Foi possível perceber nesta pesquisa a importância do incentivo a participação dos estudantes através da valorização pelo professor da promoção da dialogicidade através do uso de mapas conceituais. A análise permitiu compreender também que as enunciações dos estudantes a respeito do conteúdo, auxiliadas pelos recursos da tecnologia, revelaram ser concepções subjetivas incorporadas em sua estrutura cognitiva, emergindo e persistindo em uma linguagem de senso comum que relutantemente prevalece em detrimento ao contexto da linguagem científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio Silva Dantas, Universidade Regional do Cariri - URCA

Professor na área de Ensino de Física do Departamento de Física da URCA. Mestre em Ensino de Ciência pela UEPB, atuou 15 anos no ensino médio como professor de física do estado do Ceará.

Marcelo Gomes Germano, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Professor Doutor do Departamento de Física da UEPB, professor do Mestrado em Ensino de Ciência e Educação Matemática. Linha de pesquisa Popularização da Ciência.

Filomena Gonçalves Moita, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Professora Doutora do Departamento de Física da UEPB, professor do Mestrado em Ensino de Ciência e Educação Matemática. Linha de pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação e Cultura Científica.

Ewerton Moraes Luna, Universidade Regional do Cariri - URCA

Estudante de Licenciatura em Física pela URCA, bolsista de iniciação científica.

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

DANTAS, C. S.; GERMANO, M. G.; MOITA, F. G.; LUNA, E. M. Ensinar e aprender Física com auxílio dos recursos das TIC: enfoque na aprendizagem significativa. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 17, n. 1, 2014. DOI: 10.22456/1982-1654.38473. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/38473. Acesso em: 13 ago. 2022.