O modelo ADDIE na construção colaborativa de disciplinas a distância

Autores

  • Tânia Barbosa Salles Gava Ufes
  • Isaura Alcina Martins Nobre Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
  • Danielli Veiga Carneiro Sondermann Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.34488

Palavras-chave:

design instrucional, planejamento, modelo ADDIE.

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência do curso de pós-graduação Lato Sensu em Informática na Educação ofertado no Instituto Federal do Espírito Santo, campus Serra, sobre a concepção, planejamento e gestão das disciplinas em cursos na modalidade a distância. A partir do modelo de Design Instrucional ADDIE são descritas todas as etapas: análise, projeto, desenvolvimento, implementação e avaliação alinhadas à proposta do curso. Discuti-se sobre a interação entre as equipes envolvidas e os resultados obtidos ao longo das ofertas das várias disciplinas do curso. Como elementos inovadores ao planejamento apresenta-se ênfase ao trabalho e a construção coletiva; formato de reuniões presenciais e/ou síncronas e formas de avaliação e trabalho em equipe.

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Publicado

2014-06-30

Como Citar

GAVA, T. B. S.; NOBRE, I. A. M.; SONDERMANN, D. V. C. O modelo ADDIE na construção colaborativa de disciplinas a distância. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 17, n. 1, 2014. DOI: 10.22456/1982-1654.34488. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/34488. Acesso em: 14 ago. 2022.