Encontros entre Cinema e Educação: imagens de uma estética do silício numa educação de adultos

Autores

  • Elenice Mattos Corrêa Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS. Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre- SMED/PMPA.
  • Tania Mara Gali Fonseca Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.25338

Palavras-chave:

Silício. Educação de adultos. Imagem audiovisual.

Resumo

“Quando as forças do homem se compõem com a força do silício, o que acontece, quais novas formas estão em vias de nascer?” Movida pela questão de Deleuze, esta cartografia cria-se no cruzamento de dois temas de interesse: o silício como elemento tomado no filo maquínico do mundo contemporâneo e o audiovisual como modo de expressão que se instala nos limiares indiscerníveis entre o sonoro e o visual. Na esteira de Guattari, indaga-se sobre como tornar operativos alguns meios audiovisuais em processos educacionais de singularização. Neste trajeto, cria-se a relação com um coletivo de professores do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos - CMET Paulo Freire, de Porto Alegre/RS, cujo foco centra-se na apropriação de alguns dispositivos audiovisuais. Busca-se apreender como se atualiza uma estética do silício em modos de aprender e ensinar com imagem digital, a partir de algumas tecnologias audiovisuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elenice Mattos Corrêa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS. Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre- SMED/PMPA.

Formação acadêmica: Bacharelado e licentiatura em Artes Plásticas (UFGRS). Especializacão em expressão gráfica (UFRGS). Mestrado em comunicação - mídias e processos audiovisuais (UNISINOS). Doutoranda em Informática na Educação (PGIE/UFRGS). Atividade Profissional: Artista plástica e arte-educadora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre.

Tania Mara Gali Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS.

Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional -PPGPSI e do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação –PGIE, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa Corpo, Arte e Clínica nos modos de trabalhar e subjetivar.

Downloads

Publicado

2014-12-28

Como Citar

CORRÊA, E. M.; FONSECA, T. M. G. Encontros entre Cinema e Educação: imagens de uma estética do silício numa educação de adultos. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 17, n. 2, 2014. DOI: 10.22456/1982-1654.25338. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/25338. Acesso em: 8 ago. 2022.