Supervisão e Construção da Avaliação em Situações de Estágio em Cursos de Licenciatura na Modalidade a Distância

Autores

  • Eliana Rela Universidade federal do Rio Grande do Sul
  • Karla Marques da Rocha UFRGS
  • Marie Jane Carvalho UFRGS
  • Melissa Zini UCS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.2396

Palavras-chave:

Auto-avaliação, aprendizagem, avaliação, metacognição, ensino à distância

Resumo

Este artigo trata de analisar as relações entre aprendizagem e metacognição na Educação a Distância de concepção interacionista-cognitivista, a fim de estabelecer indicadores para o processo de aprendizado do estudante adulto (“eu sei como eu aprendo”) e do processo de auto-avaliação (“eu sei se estou aprendendo”), quer via ferramentas virtuais de comunicação pela rede Internet, quer via materiais impressos e/ou midiáticos. Visamos também ampliar e contribuir com o debate e a produção científica relacionada à formação de professores na modalidade à distância, com apoio das NTIC’s. O início do debate será construído por meio da análise do projeto para Estágio Curricular Supervisionado, do Curso de Licenciatura em Pedagogia - Séries Iniciais e Educação Infantil, da Universidade de Caxias do Sul.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana Rela, Universidade federal do Rio Grande do Sul

Docente no Núcleo de Educação a Distância e Departamento de História e Geografia– Universidade de Caxias do Sul - UCS

Karla Marques da Rocha, UFRGS

Docente no Departmento de Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil ULBRA – Cachoeira do Sul

Marie Jane Carvalho, UFRGS

Professora do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da UFRGS

Melissa Zini, UCS

Acadêmica do Curso de Pós-Graduação – Nível Especialização em Formação para Educação a Distância, da Universidade de Caxias do Sul – UCS

Downloads

Publicado

2006-12-16

Como Citar

RELA, E.; DA ROCHA, K. M.; CARVALHO, M. J.; ZINI, M. Supervisão e Construção da Avaliação em Situações de Estágio em Cursos de Licenciatura na Modalidade a Distância. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 9, n. 2, 2006. DOI: 10.22456/1982-1654.2396. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/2396. Acesso em: 29 mar. 2024.