Estado da Arte da Comunicação Suplementar e/ou Alternativa: análise dos primeiros congressos brasileiros

Autores

  • Regina Yu Shon Chun Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas
  • Eliana Cristina Moreira Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas
  • Graziella Dellaqua Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.23196

Palavras-chave:

Estudos de Linguagem, Sistemas de Comunicação Alternativos e Aumentativos, Revisão Sistemática, Educação Especial.

Resumo

A Comunicação Suplementar e/ou Alternativa (CSA) vem se expandindo no Brasil, porém, se constitui de prática ainda pouco difundida. Não há uma versão oficial do termo em português. Os trabalhos brasileiros pioneiros datam de 1970. Atualmente, a CSA se expandiu além do âmbito de clínicas e instituições especializadas, configurando-se como uma área clínico-educacional. Foram realizados 4 Congressos Brasileiros de 2005 a 2011, que possibilitam estabelecer um panorama da prática da CSA no país. De modo que assume importância conhecer o estado da arte da CSA no Brasil. O objetivo é analisar a produção científica da CSA a partir dos primeiros Congressos Brasileiros. Para tanto, foram analisados os trabalhos publicados nos anais dos três primeiros congressos. O quarto não foi incluído, pois não havia ocorrido na época de coleta de dados. Um total de 182 trabalhos (pôsteres e temas livres) foi analisado. Os resultados refletem o desenvolvimento da CSA no país.

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Biografia do Autor

Regina Yu Shon Chun, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas

Fonoaudióloga com experiência em Comunicação Suplementar e Alternativa, Professora Doutora do Curso de Fonoaudiologia e do Mestrado Profissional Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Eliana Cristina Moreira, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas

Fonoaudióloga clínica com experiência em Comunicação Suplementar e Alternativa, fonoaudióloga da Secretaria Municipal de Saúde da PMSP, especialista em Linguagem pela UNIMEP e Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Graziella Dellaqua, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas

Fonoaudióloga, aluna do Programa de Aprimoramento de Fonoaudiologia em Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

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Publicado

2012-12-21

Como Citar

CHUN, R. Y. S.; MOREIRA, E. C.; DELLAQUA, G. Estado da Arte da Comunicação Suplementar e/ou Alternativa: análise dos primeiros congressos brasileiros. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 15, n. 2, 2012. DOI: 10.22456/1982-1654.23196. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23196. Acesso em: 1 out. 2022.