Utilização de Recursos de Tecnologia Assistiva por Escolares com Deficiência Visual

Autores

  • Maria Elisabete Rodrigues Freire Gasparetto Universidade Estadual de Campinas
  • Rita de Cassia Ietto Montilha Universidade Estadual de Campinas
  • Sonia Maria Chadi de Paula Arruda Universidade Estadual de Campinas
  • Jaqueline Sperque Universidade Estadual de Campinas
  • Tássia Lopes de Azevedo Universidade Estadual de Campinas
  • Maria Inês Rubo de Souza Nobre Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.23190

Palavras-chave:

Tecnologia Assistiva, Cegueira, Baixa visão, Pedagogia, Terapia Ocupacional

Resumo

Este trabalho visa apresentar os resultados de duas pesquisas demonstrando como os setores de Pedagogia e de Terapia Ocupacional dos Programas Infantil e de Adolescentes com Deficiência Visual do CEPRE /FCM / UNICAMP têm atuado proporcionando aos escolares com deficiência visual (cegos e com baixa visão) a utilização de recursos de tecnologia assistiva para melhorarem o desempenho nas atividades cotidianas e como facilitadores da inclusão educacional e social. Trata-se de pesquisa quantitativa e qualitativa, em que foram investigadas as variáveis: idade, sexo, acuidade visual, uso dos recursos de tecnologia assistiva, treinamento e interação grupal. Verificou-se que a maioria dos participantes não fazia uso dos recursos de tecnologia assistiva, pois, não sabia como utilizá-lo. Com o treinamento no uso e adaptação dos recursos, os participantes do grupo puderam utilizá-los nas atividades de leitura e escrita no cotidiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Elisabete Rodrigues Freire Gasparetto, Universidade Estadual de Campinas

Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação

Rita de Cassia Ietto Montilha, Universidade Estadual de Campinas

Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação

Sonia Maria Chadi de Paula Arruda, Universidade Estadual de Campinas

Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação

Jaqueline Sperque, Universidade Estadual de Campinas

Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação

Tássia Lopes de Azevedo, Universidade Estadual de Campinas

Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação

Maria Inês Rubo de Souza Nobre, Universidade Estadual de Campinas

Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação

Downloads

Publicado

2012-12-21

Como Citar

RODRIGUES FREIRE GASPARETTO, M. E.; MONTILHA, R. de C. I.; ARRUDA, S. M. C. de P.; SPERQUE, J.; AZEVEDO, T. L. de; NOBRE, M. I. R. de S. Utilização de Recursos de Tecnologia Assistiva por Escolares com Deficiência Visual. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 15, n. 2, 2012. DOI: 10.22456/1982-1654.23190. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23190. Acesso em: 1 out. 2022.