Software “Desenvolve”® e Histórias Infantis: contribuições ao desenvolvimento cognitivo de crianças com Síndrome de Down

Autores

  • Marcilene Alves Pinheiro Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Luana Xavier de Sena Universidade do Estado do Pará
  • Rafael Luiz Morais da Silva Universidade do Estado do Pará
  • Celina Maria Colino Magalhães Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.23177

Palavras-chave:

Síndrome de Down. Histórias infantis. Estimulação cognitiva

Resumo

Buscou-se por meio deste artigo analisar o resultado da estimulação cognitiva de sujeitos com Síndrome de Down através da utilização de histórias infantis. Participaram dois sujeitos atendidos no Núcleo de Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade (NEDETA). As principais etapas da pesquisa foram: (1) avaliação do desenvolvimento cognitivo com o uso do software “Desenvolve”®; (2) Intervenção com utilização de atividades estruturadas a partir de histórias infantis e; (3) reavaliação cognitiva com o mesmo software. Mediante análise de dados quantiqualitativa observou-se que atividades estruturadas mostraram-se eficazes aos sujeitos da pesquisa, pois, os dados da reavaliação cognitiva, quando comparados aos dados da avaliação anterior, apontaram ganhos percentuais significativos à maioria das habilidades estimuladas (por exemplo, no caso de Cinderela a habilidade Identificação de Ações em avaliação apresentou um score 66,6% de acertos, já na reavaliação atingiu 100%) expressando, desta maneira, o potencial da criança com Síndrome de Down ao processo de aprendizagem. Palavras-chave: Síndrome de Down. Histórias infantis. Estimulação cognitiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcilene Alves Pinheiro, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Terapeuta Ocupacional graduada pela Universidade do Estado do Pará. Egressa do Núcleo de Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade (NEDETA) da mesma instituição, no qual desenvolveu, inicialmente, estágio voluntário, e, posteriormente, fora bolsista; nesse núcleo de pesquisa ainda desenvolveu projetos de Iniciação Científica e de Apoio à Pesquisa e Extensão voltados, principalmente, ao desenvolvimento de Tecnologias Assistivas de baixo a alto custo à estimulção cognitiva de crianças com Paralisia Cerebral, e, à inclusão escolar de crianças e adolescentes com deficiências. Atualmente, é mestranda do Programa de Pós Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC) da Universidade Federal do Pará, no qual desenvolve pesquisa sobre o desenvolvimento cognitivo de crianças em situação de abrigamento, sendo bolsista da CAPES.

Downloads

Publicado

2012-12-21

Como Citar

PINHEIRO, M. A.; SENA, L. X. de; SILVA, R. L. M. da; MAGALHÃES, C. M. C. Software “Desenvolve”® e Histórias Infantis: contribuições ao desenvolvimento cognitivo de crianças com Síndrome de Down. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 15, n. 2, 2012. DOI: 10.22456/1982-1654.23177. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23177. Acesso em: 1 out. 2022.