Recursos de Alta-Tecnologia Assistiva Disponíveis no Mercado Nacional: ferramentas para alunos com paralisia cerebral

Autores

  • Gerusa Ferreira Lourenço Universidade Federal de São Carlos
  • Enicéia Gonçalves Mendes Programa de Pós-graduação em Educação Especial/ Universidade Federal de São Carlos
  • Cristina Yoshie Toyoda Programa de Pós-graduação em Educação Especial/ Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.23165

Palavras-chave:

tecnologia assistiva, recursos computacionais, paralisia cerebral, inclusão escolar.

Resumo

No Brasil, tem crescido o interesse sobre a aplicabilidade de recursos de tecnologia assistiva no ambiente escolar para crianças com paralisia cerebral. O objetivo do projeto foi a construção de um banco de dados sobre os recursos de alta tecnologia assistiva existentes no mercado nacional, indicados para o uso no ambiente de sala de aula por crianças com paralisia cerebral, com a finalidade de sistematizar informações, auxiliar na seleção, prescrição e implementação desse tipo de recurso. A partir de uma busca na literatura em sites nacionais existentes sobre o assunto, foi construído um arquivo computadorizado de banco de dados sobre a disponibilidade desses recursos, tendo como parâmetros a metodologia já aplicada em estudo anterior. Assim, foram sistematizadas informações sobre recursos adaptados, constituindo uma fonte de dados acessível a todos os interessados, visando contribuir para a implementação efetiva desses recursos na promoção da escolarização das crianças com paralisia cerebral no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gerusa Ferreira Lourenço, Universidade Federal de São Carlos

Terapeuta Ocupacional, doutoranda em Educação Especial / UFSCar

Enicéia Gonçalves Mendes, Programa de Pós-graduação em Educação Especial/ Universidade Federal de São Carlos

Psicóloga, Doutora em Psicologia (USP-SP).

Cristina Yoshie Toyoda, Programa de Pós-graduação em Educação Especial/ Universidade Federal de São Carlos

Terapeuta Ocupacional, Doutora em Psicologia (USP-SP)

Downloads

Publicado

2012-12-21

Como Citar

LOURENÇO, G. F.; MENDES, E. G.; TOYODA, C. Y. Recursos de Alta-Tecnologia Assistiva Disponíveis no Mercado Nacional: ferramentas para alunos com paralisia cerebral. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 15, n. 2, 2012. DOI: 10.22456/1982-1654.23165. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23165. Acesso em: 25 set. 2022.