Fotografia panorâmica e sua relação homem-técnica

Autores

  • André Noronha Furtado de Mendonça Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Andresa Ribeiro Thomazoni UFRGS
  • Tânia Gomes Bischof UFRGS
  • Tania Mara Galli Fonseca UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.22185

Palavras-chave:

Fotografia panorâmica, Objeto técnico, Processo de individuação, Relação homem-técnica

Resumo

Buscamos neste artigo discutir, a partir dos aportes de Gilbert Simondon e outros autores afins, alguns aspectos das relações entre objetos técnicos e a sociedade atual. Entendendo que humanidade e técnica estão inseridas nas mesmas etapas de evolução que se desenvolvem por um longo processo de individuações, assinalamos como eixo de nossa análise a discussão sociotécnica das condições do surgimento da fotografia panorâmica, bem como dos modos de subjetivação que permeiam esse processo. Assim, buscamos construir uma breve filosofia da técnica relativa à fotografia panorâmica, sem exaltar a ideia da relação homem e máquina como dominação, ou como uma mistura indistinta, mas sim disparar reflexões em que homem e máquina acoplados são produtores de modos de viver, que estão em constantes movimentos de instabilidade e estabilidade nas suas diferenças e semelhanças acionando processos de individuação e subjetivação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Noronha Furtado de Mendonça, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharel em Design Gráfico, mestre em Design e Tecnologia pelo PGDesign/UFRGS e doutorando em Informática na Educaçao pelo PGIE/UFRGS

Andresa Ribeiro Thomazoni, UFRGS

Psicóloga UFRGS, Mestre em Psicologia Social e Institucional UFRGS e doutoranda em Informática na Educação UFRGS. Integrante do grupo de pesquisa Corpo, Arte e Clínica nos Modos de Trabalhar e Subjetivar UFRGS. Experiência em arte, loucura, tecnologias digitais, processos de criação e psicologia social e doutoranda em Informática na Educaçao pelo PGIE/UFRGS.

Tânia Gomes Bischof, UFRGS

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1985) , Pós-Graduação em Psicologia Organizacional (1992) e Mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996). Professora universitária durante 17 anos na PCURS e atualmente professora convidada em diferentes pós-graduações. Possui formação em EAD, capacitação em coordenação de grupos, uso de metodologias de gerencimanento de pessas. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: organizações, psicologia no trabalho, grupos, subjetividade e relações humanas e doutoranda em Informática na Educaçao pelo PGIE/UFRGS.

Tania Mara Galli Fonseca, UFRGS

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1970), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978). Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1996) e Pós-doutorado pela Universidade de Lisboa (2004). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, docente e pesquisadora dos Programas de Pós-Graduação em Piscologia Social e Institucional e de Informática na Educação, dirige a Coleção Cartografias editada pelas editoras UFRGS e Sulina. Foi presidente da Sociedade de Psicologia do RGS e possui larga experiência em Psicologia, com ênfase em Estudos da Subjetividade e do Trabalho. Atua a partir dos referenciais da filosofia da diferença nos temas tempo e subjetividade, corpo-arte-clínica, trabalho e tecnologias com ênfase nos processos de resistência e criação.

Downloads

Publicado

2011-09-27

Como Citar

FURTADO DE MENDONÇA, A. N.; THOMAZONI, A. R.; BISCHOF, T. G.; FONSECA, T. M. G. Fotografia panorâmica e sua relação homem-técnica. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 13, n. 2, 2011. DOI: 10.22456/1982-1654.22185. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/22185. Acesso em: 28 mar. 2024.