Projeto de Objetos de Aprendizagem para Educação Profissional Contra a Vulnerabilidade Social

Autores

  • Rodney Cezar de Albuquerque IFRJ - Instituto Federal do Rio de Janeiro, Campus Avançado Engenheiro Paulo de Frontin
  • José Valdeni de Lima PPGIE - Programa de Pós-Graduação em Informática da Educação e Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
  • Johannes Doll FACED - Faculdade de Educação – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.21939

Palavras-chave:

adictos, crack, interface, OASIS, objetos de aprendizagem

Resumo

O presente artigo propõe apontar aspectos que devem ser observados no projeto e construção de Objetos de Aprendizagem (OA) para sujeitos adictos em crack, pós tratamento clínico e que se encontram em vulnerabilidade social. Tais aspectos foram construídos baseando-se em diversas pesquisas e entrevistas realizadas em uma investigação-piloto, objetivando balizar futuras pesquisas onde a aplicação das orientações contidas no objeto possam ou não colaborar na manutenção, retorno ou conquista de um posto de trabalho por parte do adicto. Sendo esse um significativo fator na ressocialização do sujeito, diminuindo suas recaídas e conseqüentemente fortalecendo a manutenção de sua abstinência. Os aspectos relevantes estarão demonstrados dentro do modelo OASIS – Objeto de Aprendizagem Significativa de Informação para Sociedade durante a construção de OA para este perfil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodney Cezar de Albuquerque, IFRJ - Instituto Federal do Rio de Janeiro, Campus Avançado Engenheiro Paulo de Frontin

Doutorando em Informática na Educação (UFRGS, 2011), mestrado profissional em ensino de ciências da saúde e do ambiente (UNIPLI, 2005), especialista em Marketing (UCAM, 1998), curso superior de tecnologia em processamento de dados (UVA, 1997). Em 2005 viajou a Paris e na Espanha apresentou seu trabalho no VII Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias realizado na Universidad de Granada. Diretor do Campus Avançado Engenheiro Paulo de Frontin do IFRJ - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Foi por 3 anos professor de informática no campus Paracambi, além de ter sido por 2 anos o primeiro coordenador de pesquisa e pós-graduação daquele campus. Em 2007 prestou em Brasília consultoria através do Consórcio IBAM-Unicarioca ao MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome). Foi por 3 anos professor contratado do Instituto Superior de Tecnologia (IST) do Estado do Rio de Janeiro (ligado a rede FAETEC) atuando no curso de Tecnólogo em Sistemas Informatizados, trabalhou também por 4 anos como professor do curso de Sistemas de Informação da Faculdade Mercúrio e por fim lecionou por 5 anos como professor da Universidade Iguaçu nos seguintes cursos: Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Tecnologia de Processamento de Dados e Ciência da Computação. Antes, atuou profissionalmente por alguns anos em multinacionais da indústria japonesa e norte-americana, em multinacionais norte-americanas, espanhola e francesa no ramo de hotelaria, além de empresas multinacionais norte-americanas do ramo do entretenimento.

José Valdeni de Lima, PPGIE - Programa de Pós-Graduação em Informática da Educação e Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Possui Graduação em Processamento de Dados pela Universidade Federal do Ceará (1978), Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982) e doutorado em Informática pela Université Joseph Fourier (antiga Université Scientifique Et Medicale) - Grenoble I (1990). Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas Hipermídias atuando principalmente nos seguintes temas: Aprendizagem Ubiqüa, Hiperdocumentos como Objetos de Aprendizagem, Sistemas de Recomendação, Awareness, Workflow e Sistemas Cooperativos (CSCW).

Johannes Doll, FACED - Faculdade de Educação – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Possui graduação em Teologia Católica pela Universitat Tuebingen (Eberhard-Karls) (1988) , graduação em Educação pela Erziehungswissenschaftliche Hochschule Landau (1989) , especialização em Ensino de Alemão pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1994) , especialização em Gerontologie pela Universitat Heidelberg (Ruprecht-Karls) (1996) , mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Educação pela Universitat Koblenz Landau (2001) . Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Membro de corpo editorial da Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento, Membro de corpo editorial da RBCEH. Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano, Membro de corpo editorial da Vidya (Santa Maria), Revisor de periódico da Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento, Revisor de periódico da Informática na Educação, Revisor de periódico da Vidya (Santa Maria), Revisor de periódico da Psicologia e Sociedade, Revisor de periódico do Educação e Realidade, Revisor de periódico da Perspectivas en Psicología e Membro de corpo editorial da Geriatria & gerontologia. Tem experiência na área de Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: educação bilingüe, currículo bilíngüe, leitura em língua estrangeira.

Downloads

Publicado

2012-05-03

Como Citar

DE ALBUQUERQUE, R. C.; DE LIMA, J. V.; DOLL, J. Projeto de Objetos de Aprendizagem para Educação Profissional Contra a Vulnerabilidade Social. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2012. DOI: 10.22456/1982-1654.21939. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/21939. Acesso em: 29 mar. 2024.