Usabilidade e Desempenho de Alunos em E-Learning

Autores

  • Doris Simone Reitz
  • José Valdeni De Lima Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Margarete Axt Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.21848

Palavras-chave:

E-learning, Usabilidade Técnica, Usabilidade Pedagógica, Desempenho de Alunos, Interação Homem-Computador

Resumo

O objetivo principal do presente estudo é o de identificar os aspectos de usabilidade técnica e pedagógica significativos ao desempenho dos alunos em um contexto de e-learning. Na aplicação dos experimentos propostos pela metodologia os alunos interagem com o material de aprendizagem, respondem ao teste de desempenho, e em seguida avaliam a usabilidade técnica e pedagógica através do questionário de avaliação da usabilidade. Os resultados são apresentados de acordo com os pontos críticos e facilitadores de usabilidade segundo a avaliação dos alunos. Também são apresentados aspectos de usabilidade técnica e pedagógica significativos ao desempenho de alunos em um contexto de e-learning. Foi verificada uma interferência significativa sobre o desempenho para os alunos que utilizaram o material de aprendizagem sob condições adequadas de usabilidade técnica e pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Doris Simone Reitz

Doutora em Informática na Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação e Mestre em Engenharia de Produção com ênfase em Ergonomia pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Brasil; Especialista em Design Industrial - Universidade Pontifícia Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, Brasil

José Valdeni De Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Programa de Pós-Graduação em Informática da Educação e Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Brasil

Margarete Axt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Programa de Pós-Graduação em Informática da Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Brasil

Downloads

Publicado

2011-10-31

Como Citar

REITZ, D. S.; DE LIMA, J. V.; AXT, M. Usabilidade e Desempenho de Alunos em E-Learning. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 14, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1982-1654.21848. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/21848. Acesso em: 28 mar. 2024.