Um Estudo Bibliográfico Sobre Tecnologias Assistivas Para Alunos com Deficiência Física Inseridos no Contexto Escolar

Autores

  • Caroline Penteado de Assis Universidade Federal de São Carlos
  • Maria Amélia Almeida Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.21470

Palavras-chave:

Tecnologia Assistiva, Sala de Recursos Multifuncionais. Deficiência Física

Resumo

Este estudo tem o objetivo de elencar a partir do conhecimento produzido pelas publicações da Secretaria de Educação Especial, que recursos de tecnologia assistiva destinados a inclusão escolar de alunos com deficiência física são descritos e verificar se estes recursos estão contemplados na proposta da composição das salas referentes ao Programa de Implementação das Salas de Recursos Multifuncionais proposto pelo Ministério da Educação do Brasil. A partir de critérios específicos para seleção de palavras chave selecionaram-se 19 ocorrências que atendiam os critérios da pesquisa. Para coleta de dados foi utilizado um protocolo para caracterizar e categorizar o material bibliográfico selecionado. Os dados foram analisados com base nos procedimentos quantitativos e comparativos. Constatou-se que a maioria dos recursos descritos nas bibliografias não estavam contemplados na proposta de composição dessas salas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Penteado de Assis, Universidade Federal de São Carlos

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4249649J6

Maria Amélia Almeida, Universidade Federal de São Carlos

buscatextual/visualizacv.do?id=K4797738E5

Downloads

Publicado

2012-12-21

Como Citar

DE ASSIS, C. P.; ALMEIDA, M. A. Um Estudo Bibliográfico Sobre Tecnologias Assistivas Para Alunos com Deficiência Física Inseridos no Contexto Escolar. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 15, n. 2, 2012. DOI: 10.22456/1982-1654.21470. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/21470. Acesso em: 1 out. 2022.