Estudo de caso do uso da Realidade Aumentada no setor de EAD do CESUP

Autores

  • Eduardo Luis Schneider
  • André Grassi Centro Nacional de Supercomputação/CESUP, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS
  • Leonardo Piccoli Centro Nacional de Supercomputação/CESUP, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS
  • Maria Isabel Timm Centro Nacional de Supercomputação/CESUP, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.18889

Palavras-chave:

realidade aumentada, tecnologias educacionais, educação à distância, vídeo educacional

Resumo

Neste trabalho é apresentado um estudo sobre o uso da realidade aumentada como ferramenta auxiliar ao vídeo educacional. Foram feitos experimentos dentro da estrutura já existente no CESUP/UFRGS (Centro de Supercomputação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul) com câmeras controladas com joystick e através de uma mesa de apresentação de documentos. Foi produzido um vídeo de caráter exploratório e demonstrativo sobre o uso da RA (Realidade Aumentada) como tecnologia educacional para a criação de uma rede adicional para o Supercomputador do CESUP/UFRGS. Os experimentos mostram que o emprego da RA na área de educação e treinamento apresenta um grande potencial de auxiliar o processo de construção do conhecimento dos usuários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-12-28

Como Citar

SCHNEIDER, E. L.; GRASSI, A.; PICCOLI, L.; TIMM, M. I. Estudo de caso do uso da Realidade Aumentada no setor de EAD do CESUP. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 17, n. 2, 2014. DOI: 10.22456/1982-1654.18889. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/18889. Acesso em: 13 ago. 2022.