Mídias e Educação Infantil: desafios na prática pedagógica

Autores

  • Dilton Ribeiro do Couto Junior Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.16644

Palavras-chave:

Mídias, Prática Pedagógica, Educação Infantil

Resumo

Este texto tem o objetivo de conhecer o trabalho que professoras da educação infantil vêm realizando com as mídias massivas e digitais na sala de aula. Para tanto, adoto a perspectiva teórica dos Estudos Culturais latino-americanos, além das contribuições de autores como Lucia Santaella e André Lemos, para entender a relação dos sujeitos com essas mídias. A análise dos dados aqui apresentada baseia-se nas entrevistas semi-estruturadas realizadas com sete professores que atuam na educação infantil. Os relatos dos sujeitos entrevistados apontaram que as práticas pedagógicas mediadas pelos artefatos tecnológicos atraem mais a atenção das crianças, e um dos desafios levantados a serem enfrentados é a maior promoção entre a cultura escolar e as práticas culturais das crianças com as mídias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dilton Ribeiro do Couto Junior, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Formado em pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com especialização em educação infantil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/Rio) e mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ (ProPEd/UERJ). Atualmente vem desenvolvendo sua pesquisa de Doutorado no referido programa, atuando como tutor à distância no CEDERJ, no curso de Pedagogia da UERJ. E-mail: junnior_2003@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2013-12-22

Como Citar

DO COUTO JUNIOR, D. R. Mídias e Educação Infantil: desafios na prática pedagógica. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 16, n. 2, 2013. DOI: 10.22456/1982-1654.16644. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/16644. Acesso em: 28 mar. 2024.