Formação de professores em ambiente virtual de aprendizagem: a mineração de dados contribuindo para a análise das interações.
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.13298Palavras-chave:
Formação de professor, Ambiente virtual de aprendizagem, Educação a distância, Mineração de dadosResumo
O objetivo desse trabalho é apresentar parte de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento. A investigação tem como objetivo analisar os efeitos da utilização de um ambiente virtual de comunicação colaborativa e dialógica para a formação de professores-formadores do curso Mídias na Educação (MEC/UESB). Os pressupostos teóricos que fundamentaram a pesquisa estão baseados na teoria bakhtiniana, em especial no que se refere ao dialogismo. A mineração de dados deu subsídios para a análise das interações, dos acessos, dos diálogos e dos silêncios ocorridos no Espaço Dialógico. As conclusões, ainda que provisórias e parciais, demonstram que os professores ainda resistem a dialogar, construir e difundir conhecimentos em um ambiente virtual de aprendizagem, sob o enfoque da multivocalidade, do favorecimento à expressão da diversidade de sentidos, da polifonia.Downloads
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Publicado
2012-05-03
Como Citar
SOUZA, E. P. de; SENA, C. P. P. Formação de professores em ambiente virtual de aprendizagem: a mineração de dados contribuindo para a análise das interações. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2012. DOI: 10.22456/1982-1654.13298. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/13298. Acesso em: 18 abr. 2024.
Edição
Seção
Artigos