Formação de professores em ambiente virtual de aprendizagem: a mineração de dados contribuindo para a análise das interações.

Autores

  • Elmara Pereira de Souza Universidade Federal da Bahia
  • Claudia Pinto Pereira Sena Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.13298

Palavras-chave:

Formação de professor, Ambiente virtual de aprendizagem, Educação a distância, Mineração de dados

Resumo

O objetivo desse trabalho é apresentar parte de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento. A investigação tem como objetivo analisar os efeitos da utilização de um ambiente virtual de comunicação colaborativa e dialógica para a formação de professores-formadores do curso Mídias na Educação (MEC/UESB). Os pressupostos teóricos que fundamentaram a pesquisa estão baseados na teoria bakhtiniana, em especial no que se refere ao dialogismo. A mineração de dados deu subsídios para a análise das interações, dos acessos, dos diálogos e dos silêncios ocorridos no Espaço Dialógico. As conclusões, ainda que provisórias e parciais, demonstram que os professores ainda resistem a dialogar, construir e difundir conhecimentos em um ambiente virtual de aprendizagem, sob o enfoque da multivocalidade, do favorecimento à expressão da diversidade de sentidos, da polifonia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elmara Pereira de Souza, Universidade Federal da Bahia

D

Claudia Pinto Pereira Sena, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Departamento de Ciências Exatas

Downloads

Publicado

2012-05-03

Como Citar

SOUZA, E. P. de; SENA, C. P. P. Formação de professores em ambiente virtual de aprendizagem: a mineração de dados contribuindo para a análise das interações. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2012. DOI: 10.22456/1982-1654.13298. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/13298. Acesso em: 18 abr. 2024.