A inserção de um agente conversacional animado em um ambiente virtual de aprendizagem a partir da teoria da carga cognitiva

Autores

  • Leila Maria Araújo Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.12322

Resumo

Este trabalho relata um experimento realizado durante um curso totalmente a distância, ofe- recido aos alunos da UAB/UFSM em parceria com a Coordenadoria de Educação a Distancia da UFSM. Este curso teve a participação de 312 alunos divididos em duas turmas. A turma A teve a inserção de um agente conversacional no ambiente virtual de aprendizagem utilizado no curso. A turma B recebeu o mesmo conteúdo da turma A, mas não contou com a presença do agente con- versacional. Este estudo teve por objetivo verificar de que maneira a inserção de um agente con- versacional em um ambiente virtual de aprendizagem interfere na carga cognitiva dos materiais educacionais e influencia o desempenho e engajamento dos estudantes, no contexto do ensino a distância. Diferentemente de outros estudos realizados sobre este assunto, este trabalho tem como foco o estudo da Carga Cognitiva, pois estudos mostram da importância da Carga Cognitiva no desempenho de alunos que interagem com a tecnologia, seja no ensino presencial ou a dis- tância (SWELLER, 2000). Para a realização deste estudo buscou-se na Teoria da Carga Cognitiva fundamentação teórica para este estudo. Este trabalho relata contribuições importantes para o uso de agentes na EAD, pois verificou-se que os agentes conversacionais podem contribuir para o processo de aprendizagem, provavelmente, como demonstrado neste estudo, não diretamente no grau de desempenho do aluno, mas podem enriquecer a experiência de aprendizagem, oferecendo ambientes mais dinâmicos, favorecendo o conteúdo apresentado através de interações mais ami- gáveis ou colaborando para a diminuição da carga cognitiva global do material educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-03-05

Como Citar

SANTOS, L. M. A. A inserção de um agente conversacional animado em um ambiente virtual de aprendizagem a partir da teoria da carga cognitiva. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 12, n. 2, 2010. DOI: 10.22456/1982-1654.12322. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12322. Acesso em: 28 mar. 2024.