Tecnologias do conhecimento de engenharia para processos de aprendizagem

Autores

  • Rainer Knauf Ilmenau University of Technology
  • Yoshitaka Sakurai Tokyo Denki University
  • Setsuo Tsuruta Tokyo Denki University

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.12158

Palavras-chave:

Modelagem de processos. Storyboarding. Processos de aprendizagem. Conhecimento de engenharia. Educação. Conhecimento de coleta mining.

Resumo

De um modo geral, os sistemas de aprendiza- gem sofrem com a falta de um projeto didático de design explícito e adaptável. Considerando serem os sistemas de e-learning digitais, pela sua própria natureza, a sua apre- sentação levanta a questão da modelagem do projeto didá- tico de forma a implicar a possibilidade de aplicar técnicas de IA. Uma abordagem de modelagem apresentada ante- riormente chamada storyboarding constitui-se no palco de aplicação do conhecimento de tecnologias de engenharia, para verificar e validar a didática nos processos de aprendi- zagem. Além disso, a didática pode ser refinada de acordo com as deficiências reveladas e a excelência comprovada. Os padrões didáticos bem sucedidos podem ser explorados mediante a aplicação de técnicas de coleta mining para as várias formas utilizadas pelos alunos no storyboard e os níveis de sucesso a eles associados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-12-22

Como Citar

KNAUF, R.; SAKURAI, Y.; TSURUTA, S. Tecnologias do conhecimento de engenharia para processos de aprendizagem. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 12, n. 1, 2009. DOI: 10.22456/1982-1654.12158. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12158. Acesso em: 29 mar. 2024.