Cidades Virtuais como um ambiente educacional colaborativo
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.12139Palavras-chave:
Ambiente de simulação educacional, Aprendizagem colaborativa apoiada pelo computador, Jogo educativoResumo
O CIVITAS (Cidades Virtuais com Tecnologias para Aprendizagem e Simulação) é um projeto de pes- quisa, ensino e extensão, orientado por uma abordagem voltada à construção das cidades imaginadas pelos alunos, nos primeiros anos do ensino fundamental, com ênfase na quarta série. Os professores juntamente com as crianças aventuram-se neste projeto sobre um desvio em relação ao currículo oficial, proposto para refletir sobre a invenção das cidades. Neste contexto, o jogo Città é apresentado como um ambiente que permite a criação de conteúdos digitais, real / virtual / imaginário de cidades, permitindo diferentes formas de interação entre os alunos, por meio de computa- dores em rede. As situações de cooperação, possibilitadas pelo acesso ao jogo, são ferramentas para professores e alunos poderem pensar as informações que operam como regra geral e palavras de ordem com a invenção da cidade / conhecimento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-12-22
Como Citar
MÜLLER, D. N.; DE OLIVEIRA, O. L. B.; REMIÃO, J. A. A.; SILVEIRA, P. D.; MARTINS, M. A. R.; AXT, M. Cidades Virtuais como um ambiente educacional colaborativo. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 12, n. 1, 2009. DOI: 10.22456/1982-1654.12139. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12139. Acesso em: 28 mar. 2024.
Edição
Seção
Artigos