Acesso ao Ensino Superior pelas Pessoas com Deficiência: análise de projetos pedagógicos de cursos EAD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.120173

Palavras-chave:

Universidade Aberta do Brasil. Acessibilidade. Educação Aberta e a Distância. Deficiência Sensorial.

Resumo

As atuais políticas de acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PcD), disponibilizadas pelo Estado brasileiro, por meio de legislações e programas direcionados à Educação, em especial ao ensino superior, têm representado uma evolução da atenção dada às pessoas com deficiência. Essas ações visam ampliar a participação das PcD na sociedade por meio da educação como instrumento para proporcionar desenvolvimento, trazendo autonomia em atividades sociais. A Educação Aberta e a Distância (EAD) se caracteriza como a possibilidade de catalisar o acesso à educação superior por parte dos PcD, assim, o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) apresenta-se como oportunidade. Como parte da promoção do acesso ao ensino superior, foi verificada a aplicação das orientações legais e pedagógicas para o estabelecimento de uma educação inclusiva, investigando os projetos pedagógicos dos cursos ofertados pela UAB quanto as suas adequações o atendimento dos alunos com deficiência, na superação das barreiras de acesso à educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Weslei Oki de Aguiar, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Mestre em Educação em Ciências pela UFRGS. Graduado em Administração pelo Centro Universitário de Brasília. Especialista em Gestão Pública pela Faculdade do Meio Ambiente e Tecnologia de Negócios. Analista em Ciência e Tecnologia do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 

Lizandra Brasil Estabel, Instituto Federal do Rio Grande do Sul Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Informática na Educação - PGIE/ UFRGS Professora do Mestrado em Informática na Educação do IFRS - Campus Porto Alegre. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFRGS. Vice-líder e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa LEIA da FABICO/UFRGS. Prêmio de Pesquisa Emerald/CAPES - Edição 2015 na categoria Ciência da Informação, Emerald/CAPES.

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

AGUIAR, W. O. de; ESTABEL, L. B. Acesso ao Ensino Superior pelas Pessoas com Deficiência: análise de projetos pedagógicos de cursos EAD. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 25, n. 1, p. 11–22, 2022. DOI: 10.22456/1982-1654.120173. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/120173. Acesso em: 28 mar. 2024.