Solid Waste Belém: Aplicativo para educação ambiental na coleta de resíduos sólidos em condomínios residenciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.120048

Palavras-chave:

Tecnologia móvel, Sustentabilidade, Cooperativa de catadores.

Resumo

Diante do problema da produção exacerbada de resíduos sólidos no município de Belém, é fundamental ações na fonte da geração, e neste sentido, as cooperativas de catadores estimulam a coleta seletiva e a reciclagem. Assim, o presente trabalho buscou desenvolver a criação de um aplicativo voltado à gestão de resíduos sólidos urbanos e à educação ambiental, integrando condomínios residenciais às cooperativas de catadores, em um sistema de parceria entre ambos os usuários. Foi realizado um levantamento de informações através de visitas técnicas às cooperativas para auxiliar no desenvolvimento das funcionalidades do sistema idealizado, com intuito de obter uma ferramenta prática, objetiva e intuitiva, com interface atrativa para maior aceitação. Como resultado, apresentou-se a idealização do aplicativo, com um conjunto de funcionalidades voltadas à educação ambiental e à comunicação entre os usuários, onde ainda que seja um protótipo, uma vez implementado abrirá campo para soluções ambientais através da tecnologia móvel.

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Biografia do Autor

Adonai Zanoni da Silva Lima, Universidade do Estado do Pará

Bacharel em Ciência da Computação e Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado do Pará.

Altem Nascimento Pontes, Universidade do Estado do Pará

Doutor em Ciências Físicas. Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Estado do Pará.

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Publicado

2022-12-07

Como Citar

DA SILVA LIMA, A. Z.; PONTES, A. N. Solid Waste Belém: Aplicativo para educação ambiental na coleta de resíduos sólidos em condomínios residenciais. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 25, n. 1, p. 52–70, 2022. DOI: 10.22456/1982-1654.120048. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/120048. Acesso em: 18 abr. 2024.