Discalculia e Tecnologias Digitais Educacionais: uma Revisão Sistemática de Literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.119335

Palavras-chave:

Dificuldade de Aprendizagem, Informática e Educação, Software Educativo, Revisão de Literatura

Resumo

As tecnologias digitais são ferramentas que podem auxiliar em diversos contextos de ensino, principalmente para a educação especial, e no caso desta pesquisa, a discalculia. Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de um estudo realizado para coletar e avaliar evidências sobre ferramentas computacionais gratuitas que auxiliem alunos com discalculia. Para atingir nosso objetivo, realizamos uma revisão sistemática da literatura, que fornece um método objetivo para identificar as evidências existentes relacionadas a um tema de pesquisa. Os resultados indicam que, dos 811 trabalhos encontrados nas 10 bases de buscas, somente 3 abordaram o uso das tecnologias digitais com crianças com discalculia na educação básica no contexto brasileiro. Nesses 3 trabalhos, foram mapeadas 21 ferramentas computacionais. Observou-se que, em relação a produção do conhecimento sobre as tecnologias digitais e a discalculia para o contexto escolar brasileiro, são poucas as pesquisas realizadas, o que pode dificultar a sua utilização nesse contexto.

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Biografia do Autor

Joao Coelho Neto, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus de Cornélio Procópio

Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ensino e do Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade Estadual do Norte do Paraná - campus de Cornélio Procópio.

Editor-chefe da Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino - REPPE

Katia Romero Felizardo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus Cornélio Procópio

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Informática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus de Cornélio Procópio

Marilia Bazan Blanco, Universidade Estadual do Norte do Paraná - campus de Cornélio Procópio

Professora e Pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Ensino e do Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade Estadual do Norte do Paraná - campus de Cornélio Procópio.

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Publicado

2022-12-07

Como Citar

COELHO NETO, J.; FELIZARDO, K. R.; BLANCO, M. B. Discalculia e Tecnologias Digitais Educacionais: uma Revisão Sistemática de Literatura. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 25, n. 1, p. 23–41, 2022. DOI: 10.22456/1982-1654.119335. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/119335. Acesso em: 19 abr. 2024.