Modelagem Probabilística de Aspectos Afetivos do Aluno em um Jogo Educacional Colaborativo

Autores

  • Edilson Pontarolo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.11580

Palavras-chave:

Inteligência artificial na educação, Computação afetiva, Modelagem do Aluno, Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador, Redes Bayesianas

Resumo

Este trabalho apresenta o processo de construção de um modelo de inferência de emoções que um aluno sente em relação a outros alunos durante interação síncrona em um contexto de jogo colaborativo de aprendizagem. A inferência de emoções está psicologicamente fundamentada na abordagem da avaliação cognitiva e foram investigadas relações entre objetivos e normas comportamentais do aluno e aspectos de sua personalidade. Especificamente, foram empregados o modelo OCC de emoções e o modelo Big-Five (Cinco Grandes Fatores) de traços de personalidade para a fundamentação teórica da modelagem. O modelo afetivo representa a vergonha e orgulho apresentados pelo aluno em resposta à avaliação cognitiva de suas próprias ações; e a reprovação e admiração apresentadas pelo aluno em resposta a ações de seu parceiro de jogo, a partir da avaliação do comportamento observável dos parceiros representado por suas interações no jogo colaborativo, em relação a normas comportamentais do aluno. A fim de suportar a incerteza presente na informação afetiva e cognitiva do aluno, adotou-se uma representação deste conhecimento através de Rede Bayesiana. Um refinamento qualitativo parcial e a respectiva parametrização quantitativa do modelo probabilístico foram efetuados a partir da análise de uma base de casos obtida através da condução de experimentos. A fim de prover um ambiente experimental, foi concebido e prototipado um jogo colaborativo no qual dois indivíduos conjugam esforços a fim de resolver problemas lógicos comuns à dupla, através de ações coordenadas, negociação simples e comunicação estruturada, em competição com outras duplas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-12-08

Como Citar

PONTAROLO, E. Modelagem Probabilística de Aspectos Afetivos do Aluno em um Jogo Educacional Colaborativo. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 11, n. 2, 2008. DOI: 10.22456/1982-1654.11580. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/11580. Acesso em: 16 abr. 2024.