GeoGebra na análise das posições entre duas retas e resolução de sistemas lineares

Autores

  • LUCAS LIMA SOUZA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO-UFMA
  • MARIA JOSÉ HERCULANO MACEDO UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO-UFMA
  • VILMA BRAGAS DE OLIVEIRA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.112419

Palavras-chave:

Tecnologia, GeoGebra, Sistemas lineares

Resumo

O presente artigo teve como objetivo verificar se o software GeoGebra apresenta contribuições positivas no entendimento da relação existente entre duas retas e a solução de sistemas lineares 2x2. Para tanto, utilizou-se, metodologias de natureza quanti-qualitativa. Aplicou-se o Pré-teste com os discentes, com vistas a avaliar os conhecimentos prévios dos discentes do curso de Licenciatura Ciências Naturais-Química da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus São Bernardo-MA. O trabalho seguiu com a abordagem didática de uso do GeoGebra e fora finalizado com a aplicação do Pós-teste. Os resultados deste apontaram questões com maior número de acertos e redução do números de erros e questões sem resposta. Ainda, pode-se afirmar contribuições do software para o processo de ensino e desenvolvimento de novas conjecturas e interpretações dos indivíduos acerca do entendimento da relação existente entre duas retas e a solução de sistemas lineares com duas equações e duas incógnitas.

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

SOUZA, L. L.; MACEDO, M. J. H.; OLIVEIRA, V. B. D. GeoGebra na análise das posições entre duas retas e resolução de sistemas lineares. Informática na educação: teoria &amp; prática, Porto Alegre, v. 24, n. 3, 2021. DOI: 10.22456/1982-1654.112419. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/112419. Acesso em: 12 ago. 2022.