Aulas práticas síncronas na EAD: um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.111762

Palavras-chave:

Webprática, Educação a distância, Educação on-line, Educação Profissional, Metodologias ativas

Resumo

Este relato apresenta uma experiência da Especialização em Tecnologias para Educação Profissional, do Instituto Federal de Santa Catarina. Para elaborá-lo foram coletados os materiais usados na elaboração de uma aula prática a distância e analisados os dados da avaliação dos estudantes, procedendo-se, por fim, com uma discussão à luz da literatura. Busca-se detalhar como a prática foi planejada, produzida e realizada. Durante a aula, os professores orientaram cerca de 150 estudantes na criação de um vídeo sobre os conteúdos da disciplina de Produção de Recursos Educacionais, utilizando uma ferramenta de autoria online. Ao final da aula, os estudantes compartilharam seus vídeos e avaliaram a prática. A maioria deles concorda que a atividade contribuiu para o seu aprendizado e sua formação profissional, que a estratégia didática utilizada foi envolvente e os faz querer continuar no curso, que houve equilíbrio entre teoria e prática e que foi fácil entender a dinâmica utilizada.

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Biografia do Autor

Crislaine Gruber, Instituto Federal de Santa Catarina.

Professora no Centro de Referência em Formação e Educação a Distância, do Instituto Federal de Santa Catarina.

Igor Thiago Marques Mendonça, Instituto Federal de Santa Catarina.

Professor no Centro de Referência em Formação e Educação a Distância, do Instituto Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

GRUBER, C.; MENDONÇA, I. T. M. Aulas práticas síncronas na EAD: um relato de experiência. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 24, n. 3, 2021. DOI: 10.22456/1982-1654.111762. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/111762. Acesso em: 19 ago. 2022.