Formação Pedagógica e o Ensino-Aprendizagem de Programação: Um estudo preliminar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.108240

Palavras-chave:

Programação de computadores, Ensino-aprendizagem, Formação pedagógica

Resumo

A literatura tem evidenciado que os docentes, ao ensinar programação, têm obtido menos êxito do que deveriam e precisariam ter. Nessa direção, considerando que pelo menos uma parte das dificuldades relativas ao processo de ensino-aprendizagem de programação pode estar relacionada à formação pedagógica ou à ausência dela pelos docentes, objetivou-se, neste estudo, por meio de duas diferentes abordagens investigar uma possível relação entre a formação pedagógica e o ensino-aprendizagem de programação. Para tanto, foi desenvolvido um estudo exploratório de abordagem qualitativa. Por intermédio da análise dos dados coletados, observou-se que os docentes com formação pedagógica possuem uma percepção positiva da preparação fornecida pelo ensino superior para exercer a docência, quando em comparação aos docentes que não possuem essa formação. Ademais, pode-se verificar que não há diferenças significativas no que tange aos índices de aprovação entre os docentes com e sem formação pedagógica.

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Biografia do Autor

João Henrique Berssanette, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Professor de Educação Básica, Técnica e Tecnológica no Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Telêmaco Borba. Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2016). Atualmente é doutorando em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A sua investigação centra-se na avaliação das contribuições de uma abordagem pedagógica baseada na utilização da associação de Metodologias de Aprendizagem Ativa e a Teoria da Carga Cognitiva para o ensino da Programação de Computadores.

Antonio Carlos de Francisco, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Professor de Educação Básica, Técnica e Tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e professor titular do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (Mestrado e Doutorado) na UTFPR, Campus Ponta Grossa. Mestre em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1999) e Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003).

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Publicado

2021-06-10

Como Citar

BERSSANETTE, J. H.; DE FRANCISCO, A. C. Formação Pedagógica e o Ensino-Aprendizagem de Programação: Um estudo preliminar. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 24, n. 1 Jan/Abr, 2021. DOI: 10.22456/1982-1654.108240. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/108240. Acesso em: 12 ago. 2022.