LEVEL UP: GAMIFICAÇÃO NO ENSINO ATRAVÉS DE PLUGIN ADICIONADO AO MOODLE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.106647

Palavras-chave:

Tecnologia, Ensino, Gamificação, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle

Resumo

Os campos da produção de conhecimento e do ensino foram alterados pelas novas formas de ensinar e aprender. Acrescentam-se a isso as necessidades contemporâneas de afastamento social devido à pandemia por COVID-19, em que as alternativas para ensino remoto ou ensino mediado por tecnologias tornaram-se as únicas formas de dar continuidade à educação formal. É nessa perspectiva que surge a gamificação como prática para dinamizar o ensino e integrá-lo às tecnologias disponíveis, assim como para motivar os estudantes. o objetivo deste trabalho é realizar um análise descritiva dos recursos de gamificação oferecidos pelo plugin Level Up! quando instalado no ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Foi feito um levantamento dos recursos de gamificação presentes na extensão e, em seguida, uma reflexão sobre seu uso no contexto de ensino. Os resultados demonstram um número amplo de recursos que gamificam a sala de aula virtual e, ao mesmo tempo, possibilidades de uso relativamente fáceis para professores iniciantes na gamificação, com opções de customização das configurações.

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Biografia do Autor

Graziela Frainer Knoll, Universidade Franciscana (UFN)

Doutora em Linguística (Conceito CAPES 5) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com Pós-Doutorado no Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter), Mestre em Letras - Estudos Linguísticos (Conceito CAPES 5 - UFSM), Especialista em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação (UFSM), Licenciada em Letras - Português e Literaturas (UFSM) e Bacharel em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda (UFSM). Professora na Universidade Franciscana, no Curso de Publicidade e Propaganda, no Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens e no curso de Jogos Digitais.

Fabrício Tonetto Londero, Universidade Franciscana (UFN)

Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Maria (2016); Especialista em Gestão de Banco de Dados pela ULBRA (2015) e em Aplicações para Web pela FURG (2015); Licenciado pelo Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional pela Universidade Federal de Santa Maria (2016); Bacharel em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Franciscano(2012).

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Publicado

2021-06-10

Como Citar

KNOLL, G. F.; LONDERO, F. T. LEVEL UP: GAMIFICAÇÃO NO ENSINO ATRAVÉS DE PLUGIN ADICIONADO AO MOODLE. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 24, n. 1 Jan/Abr, 2021. DOI: 10.22456/1982-1654.106647. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/106647. Acesso em: 12 ago. 2022.