Avaliação fuzzy do Simulador de Realidade Virtual REANIME para o Aprendizado de Profissionais da Saúde

Autores

  • Ana Carolina Costa de Oliveira Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão e Saúde - Universidade Federal da Paraíba -UFPB, Brasil
  • Juliana Paiva Góes Ramalho Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ, Brasil
  • João Agnaldo do Nascimento Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão e Saúde - Universidade Federal da Paraíba -UFPB, Brasil
  • Sérgio Ribeiro dos Santos Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão e Saúde - Universidade Federal da Paraíba -UFPB, Brasil
  • Juliana Sousa Soares de Araújo Departamento de Medicina - Universidade Federal da Paraíba -UFPB, Brasil
  • Luiz Bueno da Silva Departamento de Ciências e Tecnologia - Universidade Federal da Paraíba -UFPB, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.106202

Palavras-chave:

Aprendizado, Reanimação neonatal, Realidade virtual, Fuzzy.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de avaliar o sistema especialista fuzzy a partir do simulador de realidade virtual REANIME para o aprendizado de profissionais de saúde no processo de reanimação neonatal. Trata-se de um estudo descritivo do tipo não-probabilístico por conveniência, tendo em vista que a amostra dos profissionais de saúde participantes ocorreu por adesão, de forma voluntária. Como resultado, pode-se destacar que a avaliação dos profissionais da saúde foi classificada como concordância quase perfeita, visto que das oitos simulações satisfatórias, apenas uma apresentou discordância no que diz respeito às regras fuzzy. Em simulações classificadas como insatisfatórias não ocorreu nenhum erro. Assim, conclui-se que o modelo fuzzy implementado foi considerado satisfatório para o aprendizado em reanimação neonatal. Contudo, sugere-se que outras simulações sejam realizadas no sentido de contribuir com futuros trabalhos.

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Publicado

2021-09-16

Como Citar

DE OLIVEIRA, A. C. C.; RAMALHO, J. P. G.; DO NASCIMENTO, J. A.; DOS SANTOS, S. R.; DE ARAÚJO, J. S. S.; DA SILVA, L. B. Avaliação fuzzy do Simulador de Realidade Virtual REANIME para o Aprendizado de Profissionais da Saúde. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 24, n. 2, 2021. DOI: 10.22456/1982-1654.106202. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/106202. Acesso em: 28 mar. 2024.