Sistemas Tutores Inteligentes voltados ao apoio da escrita acadêmica: uma revisão sistemática

Autores

  • Ederson Bastiani Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Alex Mazzuco Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Eliseo Berni Reategui Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.104781

Palavras-chave:

Escrita acadêmica, Sistemas tutores inteligentes, Revisão sistemática da literatura

Resumo

As habilidades de escrita representam uma parte crítica da comunicação durante a trajetória acadêmica dos estudantes, uma vez que trata de uma competência imprescindível aos estudantes, pois é por meio dela que ocorre a socialização e o reconhecimento dos discentes em suas áreas. Sabe-se, no entanto, que a produção da escrita acadêmica não é uma tarefa fácil. Neste sentido, este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura que busca identificar os estudos relevantes no que tange à utilização da tecnologia conhecida como sistema tutor inteligente como forma de apoio à escrita acadêmica. Esta revisão foi fundamentada nas diretrizes propostas por Kitchenham, contemplando buscas em repositórios científicos relevantes. Foram encontradas lacunas capazes de representar um campo fértil de pesquisa e desenvolvimento, como a ausência de aplicação de sistemas tutores inteligentes para auxiliar a escrita de projetos de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ederson Bastiani, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Informática - PPGIE. Professor de informática na carreira E.B.T.T. - Instituto Federal Farroupilha.

Referências

ALLEN, L. K.; MILLS, C.; JACOVINA, M. E.; CROSSLEY, S.; D’MELLO, S.; MCNAMARA, D. S. Investigating boredom and engagement during writing using multiple sources of information: The essay, the writer, and keystrokes. In: ACM INTERNATIONAL CONFERENCE PROCEEDING SERIES 2016a, Anais [...]. [s.l: s.n.] p. 114–123. DOI: 10.1145/2883851.2883939. Disponível em: https://www.scopus.com/inward/record.uri?eid=2-s2.0-84976473432&doi=10.1145%2F2883851.2883939&partnerID=40&md5=91eda585bf3803756319abbb501b7969.

ALLEN, Laura K.; JACOVINA, Matthew E.; MCNAMARA, Danielle S.; ALLEN, Laura K.; JACOVINA, Matthew E.; MCNAMARA, Danielle S. Computer-Based Writing Instruction Computer-Based Writing Instruction. [S. l.], 2016. b.

ARAÚJO, Júlio; DIEB, Messias; COSTA, Sayonara Melo. O QNP e as dificuldades de construção do objeto de pesquisa: uma experiência de aprendizagem mediada sobre o gênero projeto de pesquisa. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, [S. l.], v. 33, n. 3, p. 729–757, 2017. DOI: 10.1590/0102-445097873044367046.

ASSIS, Juliana Alves. Ações do professor e do universitário nas práticas de ensino e de aprendizagem da escrita acadêmica: o papel da avaliação e da reescrita no processo de apropriação do gênero resenha. Ações do professor e do universitário nas práticas de ensino e de aprendizagem da escrita acadêmica: o papel da avaliação e da reescrita no processo de apropriação do gênero resenha, [S. l.], v. 1, n. 13, p. 543–561, 2014. DOI: 10.19134/eutomia-v1i13p543-561.

FELTRIM, V. D. Uma abordagem baseada em córpus e em sistemas de crítica para a construção de ambientes web de auxílio à escrita acadêmica em português. [S. l.], 2004.

GARCÍA-GORROSTIETA, J. M.; LÓPEZ-LÓPEZ, A.; GONZÁLEZ-LÓPEZ, S. Towards automatic assessment of argumentation in theses justifications. Lecture Notes in Computer Science (including subseries Lecture Notes in Artificial Intelligence and Lecture Notes in Bioinformatics), [S. l.], 2017. DOI: 10.1007/978-3-319-66610-5_5. Disponível em: https://www.scopus.com/inward/record.uri?eid=2-s2.0-85029575841&doi=10.1007%2F978-3-319-66610-5_5&partnerID=40&md5=d3cd55e1ee50b1fe28f9e1befc3f502c.

HIEU, B. T.; MUSTAPHA, S. M. F. D. S. Automated data-driven hint generation in intelligent tutoring systems for code-writing: On the road of future research. International Journal of Emerging Technologies in Learning, [S. l.], v. 13, n. 9, p. 174–189, 2018. DOI: 10.3991/ijet.v13i09.8023. Disponível em: https://www.scopus.com/inward/record.uri?eid=2-s2.0-85057574543&doi=10.3991%2Fijet.v13i09.8023&partnerID=40&md5=349e90c4f60f6f19a18e4cd048a7246b.

KITCHENHAM, Barbara. Procedures for performing systematic reviews. Keele, UK, Keele University, [S. l.], v. 33, n. TR/SE-0401, p. 28, 2004. DOI: 10.1.1.122.3308. Disponível em: http://csnotes.upm.edu.my/kelasmaya/pgkm20910.nsf/0/715071a8011d4c2f482577a700386d3a/$FILE/10.1.1.122.3308[1].pdf%5Cnhttp://tests-zingarelli.googlecode.com/svn-history/r336/trunk/2-Disciplinas/MetodPesquisa/kitchenham_2004.pdf.

LI, H.; GOBERT, J.; DICKER, R. Dusting off the messy middle: Assessing students’ inquiry skills through doing and writing. Lecture Notes in Computer Science (including subseries Lecture Notes in Artificial Intelligence and Lecture Notes in Bioinformatics), [S. l.], 2017. a. DOI: 10.1007/978-3-319-61425-0_15. Disponível em: https://www.scopus.com/inward/record.uri?eid=2-s2.0-85022191215&doi=10.1007%2F978-3-319-61425-0_15&partnerID=40&md5=ebc40c130f3ce82a4196b0128836651d.

LI, H.; GOBERT, J.; DICKER, R. Dusting off the messy middle: Assessing students’ inquiry skills through doing and writing. Lecture Notes in Computer Science (including subseries Lecture Notes in Artificial Intelligence and Lecture Notes in Bioinformatics), [S. l.], v. 10331 LNAI, p. 175–187, 2017. b. DOI: 10.1007/978-3-319-61425-0_15. Disponível em: https://www.scopus.com/inward/record.uri?eid=2-s2.0-85022191215&doi=10.1007%2F978-3-319-61425-0_15&partnerID=40&md5=ebc40c130f3ce82a4196b0128836651d.

LI, H.; GOBERT, J.; DICKLER, R.; MORAD, N. Students’ academic language use when constructing scientific explanations in an intelligent tutoring system. Lecture Notes in Computer Science (including subseries Lecture Notes in Artificial Intelligence and Lecture Notes in Bioinformatics), [S. l.], 2018. DOI: 10.1007/978-3-319-93843-1_20. Disponível em: https://www.scopus.com/inward/record.uri?eid=2-s2.0-85049376471&doi=10.1007%2F978-3-319-93843-1_20&partnerID=40&md5=8625b883db58beebc209755098639a83.

LIN, C. C.; LIU, G. Z.; WANG, T. I. Development and usability test of an e-learning tool for engineering graduates to develop academic writing in English: A case study. Educational Technology and Society, [S. l.], 2017. Disponível em: https://www.scopus.com/inward/record.uri?eid=2-s2.0-85032219092&partnerID=40&md5=8b491d603bcaa1aeba608289f8244369.

LÓPEZ, S. G.; BETHARD, S.; LÓPEZ-LÓPEZ, A. Identifying Weak Sentences in student drafts: A tutoring system. Advances in Intelligent Systems and Computing, [S. l.], 2014. DOI: 10.1007/978-3-319-07698-0_10. Disponível em: https://www.scopus.com/inward/record.uri?eid=2-s2.0-84905675640&doi=10.1007%2F978-3-319-07698-0_10&partnerID=40&md5=5cadc563682dfff34a0abea2f071bc8c.

LÓPEZ, S. G.; LÓPEZ-LÓPEZ, A. Mining domain knowledge for coherence assessment of students proposal drafts. Studies in Computational Intelligence, [S. l.], 2014. DOI: 10.1007/978-3-319-02738-8_9. Disponível em: https://www.scopus.com/inward/record.uri?eid=2-s2.0-84958536346&doi=10.1007%2F978-3-319-02738-8_9&partnerID=40&md5=47fc1edcb2e3062a67008f18e715d992.

NWANA, Hyacinth S. Intelligent tutoring systems: an overview. Artificial Intelligence Review, [S. l.], v. 4, n. 4, p. 251–277, 1990. DOI: 10.1007/BF00168958.

RAPP, C.; KAUF, P. Scaling Academic Writing Instruction: Evaluation of a Scaffolding Tool (Thesis Writer). International Journal of Artificial Intelligence in Education, [S. l.], 2018. DOI: 10.1007/s40593-017-0162-z. Disponível em: https://www.scopus.com/inward/record.uri?eid=2-s2.0-85055053925&doi=10.1007%2Fs40593-017-0162-z&partnerID=40&md5=635c09d069ab76567c926b57b53e6987.

REATEGUI, Eliseo Berni; OLIVEIRA, Simone D. E. O Apoio de Uma Ferramenta com Base Na Mineração De Texto Para Escrita Acadêmica Support of a Tool Based on Text Mining for Academic Writing. [S. l.], p. 36–45, 2017.

REATEGUI, Eliseo; EMER, Simone de Oliveira De; MAUER, Jocimara de Lima; GOMES, André; DAPPER, Leandro Leonel. Mineração De Texto No Apoio Da Escrita Acadêmica. Revista Novas Tecnologias na Educação (RENOTE), [S. l.], v. 12, n. 2, p. 2–11, 2014. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/53537.

RIGO, Rosa Maria; COSTA, Fábio Soares Da; RAMIREZ, Rosa Eulógia; VITÓRIA, Maria Inês Côrte. Escrita acadêmica: fragilidades, potencialidades e articulações possíveis | Academic writing: Weaknesses, potentialities and possible associations. Revista de Educação PUC-Campinas, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 489, 2018. DOI: 10.24220/2318-0870v23n3a3952.

STROBL, Carola; AILHAUD, Emilie; BENETOS, Kalliopi; DEVITT, Ann; KRUSE, Otto; PROSKE, Antje; RAPP, Christian. Digital support for academic writing: A review of technologies and pedagogies. Computers and Education, [S. l.], v. 131, p. 33–48, 2019. DOI: 10.1016/j.compedu.2018.12.005. Disponível em: https://www.scopus.com/inward/record.uri?eid=2-s2.0-85059147392&doi=10.1016%2Fj.compedu.2018.12.005&partnerID=40&md5=c8e3c7e83547da09f1fe92344003fef3.

WESTON-SEMENTELLI, Jennifer L.; ALLEN, Laura K.; MCNAMARA, Danielle S. Comprehension and Writing Strategy Training Improves Performance on Content-Specific Source-Based Writing Tasks. International Journal of Artificial Intelligence in Education, [S. l.], v. 28, n. 1, p. 106–137, 2018. DOI: 10.1007/s40593-016-0127-7.

Downloads

Publicado

2020-12-30

Como Citar

BASTIANI, E.; MAZZUCO, A.; REATEGUI, E. B. Sistemas Tutores Inteligentes voltados ao apoio da escrita acadêmica: uma revisão sistemática. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 23, n. 3 Set/Dez, 2020. DOI: 10.22456/1982-1654.104781. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/104781. Acesso em: 28 mar. 2024.