Sistemas Tutores Inteligentes voltados ao apoio da escrita acadêmica: uma revisão sistemática

Autores

  • Ederson Bastiani Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Alex Mazzuco Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Eliseo Berni Reategui Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.104781

Palavras-chave:

Escrita acadêmica, Sistemas tutores inteligentes, Revisão sistemática da literatura

Resumo

As habilidades de escrita representam uma parte crítica da comunicação durante a trajetória acadêmica dos estudantes, uma vez que trata de uma competência imprescindível aos estudantes, pois é por meio dela que ocorre a socialização e o reconhecimento dos discentes em suas áreas. Sabe-se, no entanto, que a produção da escrita acadêmica não é uma tarefa fácil. Neste sentido, este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura que busca identificar os estudos relevantes no que tange à utilização da tecnologia conhecida como sistema tutor inteligente como forma de apoio à escrita acadêmica. Esta revisão foi fundamentada nas diretrizes propostas por Kitchenham, contemplando buscas em repositórios científicos relevantes. Foram encontradas lacunas capazes de representar um campo fértil de pesquisa e desenvolvimento, como a ausência de aplicação de sistemas tutores inteligentes para auxiliar a escrita de projetos de pesquisa.

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Biografia do Autor

Ederson Bastiani, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Informática - PPGIE. Professor de informática na carreira E.B.T.T. - Instituto Federal Farroupilha.

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Publicado

2020-12-30

Como Citar

BASTIANI, E.; MAZZUCO, A.; REATEGUI, E. B. Sistemas Tutores Inteligentes voltados ao apoio da escrita acadêmica: uma revisão sistemática. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 23, n. 3 Set/Dez, 2020. DOI: 10.22456/1982-1654.104781. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/104781. Acesso em: 12 ago. 2022.