Mais Tutoria sem Aglomeração de Pessoas: Em tempos de COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.102899

Palavras-chave:

Tutoria, Aprendizagem Significativa, Competência de Dosagem, 2 Sigma Problem

Resumo

Resumo: A atividade de Tutoria é o esforço que o tutor (frequentemente o próprio professor) deve fazer para acompanhar cada aluno de forma personalizada colocando à disposição de cada aluno os conteúdos significativos (Ausubel) na dosagem sob medida (Bloom´s 2 Sigma Problem) para que o aluno possa fazer suas práticas pedagógicas e assim melhorar sua aprendizagem. Quanto mais personalizado for este acompanhamento (relação um tutor - um aluno), mais o tutor conhece o aluno, permitindo autenticar se é o próprio aluno que está fazendo suas atividades, em vez dele repassar ou copiar de um outro. O contato face a face, relação 1 professor/tutor 1 aluno, em sua maioria ocorrendo atualmente de modo virtual, quando presencial, será organizado com os devidos cuidados para o bom isolamento social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Referências

BLOOM, B. S. et al. Taxonomy of educational objectives. New York: David Mckay, 1956. 262 p. (v. 1).

KAMPFF, A. J. C.; REATEGUI, E. B. and LIMA, J. V. Mineração de dados educacionais para a construção de alertas em ambientes virtuais de aprendizagem como apoio à prática docente. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 6, p. 3, 2008.

KNOWLES, BRAN et al.: Uncertainty in Current and Future Health Wearables. In. Communications of the ACM 61 (12), 62-67. (December 2018).

KUHN, I.; ROCHA, P. S.; DE LIMA, JOSE VALDENI; WIVES, L. K.; GOMES, R. S.; JARDIM, R. R. Análise de desempenho de estudantes utilizando técnicas de agrupamento com mineração aplicado a curso de pós-graduação à distância. In: Challenges 2019: Desafios da Inteligência Artificial - XI Conferência Internacional de TICs, 2019, Braga - Portugal. Challenges 2019: Desafios da Inteligência Artificial - XI Conferência Internacional de TICs. Braga: Universidade do Minho, 2019. v. Único. p. 1113-1124. Os Desafios para Superação das Barreiras Atitudinais na Educação Escolar: Estudo de Caso com Alunos de um Colégio Público

McLUHAN, M. A galáxia de Gutenberg; a formação do homem tipográfico; tradução de Leônidas Gontijo de Carvalho e Anísio Teixeira. São Paulo, Editora Nacional, Editora da USP, 1972. 390p

MELO, J. N. B.; DE LIMA, J. V. and CARDOSO, E. In book: Informática na Educação: Recursos de Acessibilidade da Comunicação, Publisher: EDITORA UFRGS (December 2019).

PEREIRA, D. S.; LIMA, J. V.; JARDIM, R. R.; ROCHA, P. S.; SANTOS, F. E.; TAROUCO, L. M. R. . HTML5 Authoring Tool to Support the Teaching-Learning Process: a case study with H5P framework. INTERNATIONAL JOURNAL FOR INNOVATION EDUCATION AND RESEARCH, v. 7, p. 92-103, 2019.

PINHEIRO, M. K.; LIMA, J. V. and BORGES, M. R. S. A Framework for Awareness Support in Groupware Systems. Computers in Industry, v. 52, p. 47-57, 2003.

Downloads

Publicado

2020-05-25

Como Citar

LIMA, J. V. de. Mais Tutoria sem Aglomeração de Pessoas: Em tempos de COVID-19. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 23, n. 1 Jan/Abr, 2020. DOI: 10.22456/1982-1654.102899. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/102899. Acesso em: 14 ago. 2022.