Solução de Academic Analytics focado em Instituições Comunitárias de Ensino Superior

Autores

  • Fábio Josende Paz URCAMP UFRGS
  • Silvio Cézar Cazella UFCSPA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.102614

Palavras-chave:

Academic Analytics, Análise da Aprendizagem, Gestão Acadêmica

Resumo

O ambiente educacional está cada vez mais complexo e competitivo, muitos dados são gerados e necessitam ser tratados e interpretados com competência e agilidade. Nesse sentido, esse artigo tem como objetivo apresentar uma solução de Academic Analytics para apoiar a gestão de Instituições Comunitárias de Ensino Superior. A pesquisa teve abordagem exploratória e interpretativa. O método de pesquisa focou na prototipação. Inicialmente foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura para identificar publicações acadêmicas focadas em Learning Analytics e Academic Analytics com foco em gestão acadêmica, por fim foi desenvolvido um protótipo de um sistema de Academic Analytics integrando técnicas de Learning Analytics, onde são apresentados indicadores importantes as Instituições Comunitárias de Ensino Superior organizados em painéis de fácil acesso, visualização e entendimento, evidenciando as possibilidades de apoio a gestão acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Josende Paz, URCAMP UFRGS

Vice-Reitor

Referências

ANDRADE, António; FERREIRA, Sérgio André. Aspectos morfológicos do tratamento de dados na gestão escolar. O potencial do Analytics. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, vol. 16, pp. 289-316, 2016.

ARNOLD, K. E. (2010). Signals: Applying Academic Analytics. EDUCAUSE Quarterly. 33 (1). Disponível em http://er.educause.edu/articles/2010/3/signals-applying-academic-analytics. Acesso dia 25 de agosto de 2017.

BAEPLER, Paul and MURDOCH, Cynthia James. "Academic Analytics and Data Mining in Higher Education" International Journal for the Scholarship of Teaching and Learning: Vol. 4: No. 2, Article 17, 2010.

BAKER, R., ISOTANI, S., CARVALHO, A. Mineração de Dados Educacionais: Oportunidades para o Brasil. Revista Brasileira de Informática na Educação, 19(2), p. 3-13, 2011.

BARNEVELD, Angela V.; ARNOLD, Kimberly E.; CAMPBELL, John P. (2012). Analytics in Higher Education: Establishing a Common Language, EDUCASE, 2012. Disponível em: https://library.educause.edu/resources/2012/1/analytics-in-higher-education-establishing-a-common-language. Acesso abril 2019.

BIENKOWSKI, M., FENG, M., MEANS, B. Enhancing Teaching and Learning Through Educational Data Mining and Learning Analytics: An Issue Brief. Washington, D.C.: Office of Educational Technology, U.S. Department of Education Department of Education. EUA, 2012.

CANTABELLA, Magdalena; MARTÍNEZ-España, Raquel; AYUSO, Belén; YÁÑEZ, Juan Antonio; MUÑOZ, Andrés. Analysis of student behavior in learning management systems through a Big Data framework. Future Generation Computer Systems 90, 262–272, 2019.

CAMPBELL, J., DEBLOIS, P. & OBLINGER, D. Academic Analytics: A New Tool for a New Era. Educause Review Online,Vol. 42, pp. 40-57, 2007.

CAMPBELL, J. & OBLINGER, D. Academic Analytics. Educause White Paper, 1-24, 2007.

COSTA, Susane Santos da; CAZELLA, Silvio; RIGO, Sandro José. Minerando dados sobre o desempenho de alunos de cursos de educação permanente em modalidade EAD: Um estudo de caso sobre evasão escolar na UNA-SUS. RENOTE, v. 12, n. 2, 2015.

DYCKHOFF, A. L., ZIELKE, D., BÜLTMANN, M., CHATTI, M. A., & SCHROEDER, U. Design and Implementation of a Learning Analytics Toolkit for Teachers. Educational Technology & Society, 15 (3), 58–76, 2012.

DZIUBAN, Charles; MOSKAL, Patsy; CAVANAGH, Thomas; Watts, Andre;. Analytics t h a t inform the university: using data y ou a lready have. Journal of Asynchronous Learning Networks, Volume 16: Issue 3, 2012.

Ferreira, S. A. & Andrade, A. Academic Analytics: Mapping the genome of the university. IEEE Journal of Latin-American Learning Technologies (IEEE-RITA), 9(3),95-105, 2014.

FULANTELLI, G.; TAIBI, D.; ARRIGO, M. (2015) A framework to support educational decision making in mobile learning. Computers in Human Behavior, N. 47, p. 50–59.

GUTIÉRREZ, F.; SEIPP, K.; OCHOA, X.; CHILUIZA, K.; DE LAET, T.; VERBERT, K., A learning analytics dashboard for academic advising. Computers in Human Behavior, 2019.

IFENTHALER, Dirk ; WIDANAPATHIRANA, Chathuranga. Development and Validation of a Learning Analytics Framework: Two Case Studies Using Support Vector Machines. Technology, Knowledge and Learning, Vol.19(1), pp.221-240, 2014.

INEP. Censo da Educação Superior. Disponível em http://portal.inep.gov.br/censo-da-educacao-superior. Acesso em 5 de janeiro de 2019.

INEP. Instrumentos de avaliação. (2017) Disponível em http://inep.gov.br/instrumentos. Acesso em 10 de janeiro de 2019.

JOHNSON, L., R. SMITH, H. WILLIS, A. Levine, HAYWOOD, K., (2011). Learning Analytics. The 2011 Horizon Report. Austin, Texas: The New Media Consortium. Disponível em: http://net.educause.edu/ir/library/pdf/HR2011.pdf. Acesso 24 agosto de 2017.

LONG, P., & SIEMENS, G. Penetrating the fog: analycs in learning and education. Educause Review Online, (46), 31-40, 2011.

MAT, Usama B.; BUNIYAMIN, Norlida; ARSAD, Pauziah M.; KASSIM, RosniAbu. An Overview of Using Academic Analytics to Predict and Improve Students' Achievement: A Proposed Proactive Intelligent Intervention. IEEE 5th Conference on Engineering Education (ICEED): 233-237, 2013.

MATTINGLY, Karen D.; RICE, Margaret C.; BERGE, Zane L. Learning analytics as a tool for closing the assessment loop in higher education. Knowledge Management & E-Learning: An International Journal, Vol.4, No.3, 2012.

MCNAUGHTON, Maurice; RAO, Lila; MANSINGH, Gunjan. An agile approach for academic analytics: a case study. Journal of Enterprise Information Management, Vol. 30, No. 5, pp. 701-722, 2017.

NDUKWE, I. G.; DANIEL, B. K.; BUTSON, R. J. (2018). Data Science Approach for Simulating Educational Data: Towards the Development of Teaching Outcome Model (TOM). Big Data Cogn. Comput., 2, 24.

NIELSEN, JAKOB. (2004). Usability 101: Introduction to Usability. Disponível em http://www.nngroup.com/articles/usability-101-introduction-to-usability/ Acesso dia 04 de setembro de 2018.

OLMOS, M. & CORRIN, L. Academic analytics in a medical curriculum: enabling educational excellence. Australasian Journal of Educational Technology, 28 (1), 1-15, 2012.

Omitted for Blind Review.

Omitted for Blind Review.

PAZ, F. J.; CAZELLA, S. C. Identificando o perfil de evasão de alunos de graduação através da Mineração de dados Educacionais: um estudo de caso de uma Universidade Comunitária. VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2017), p. 624 – 633, 2017.

PRESSMAN, R.; MAXIM, B. Engenharia de Software-8a Edição. [S.l.]: McGraw Hill Brasil, 2016.

PRABHA, S. Lakshmi; SHANAVAS, A.R. Mohamed. EDUCATIONAL DATA MINING APPLICATIONS. Operations Research and Applications: An International Journal (ORAJ). Vol. 1, No. 1, p. 1- Agosto, 2014.

SHUM, S. B. Policiy Brief - Learning Analytics. Moscow, Russian Federation: UNESCO, 2012.

PALMER, Stuart. Modelling Engineering Student Academic Performance Using Academic Analytics. International Journal of Engineering Education Vol. 29, No. 1, pp. 132–138, 2013.

SIEMENS, G. Learning analytics: envisioning a research discipline and a domain of practice. 2st International Conference on Learning Analytics and Knowledge 2012 (LAK’12). Vancouver, BC, Canada, 2012.

SIEMENS, G., & BAKER, R. S. Learning analytics and educational data mining: towards communication and collaboration. In Proceedings of the 2nd international conference on learning analytics and knowledge (pp. 252–254), ACM, 2012.

Downloads

Publicado

2020-12-09

Como Citar

PAZ, F. J.; CAZELLA, S. C. Solução de Academic Analytics focado em Instituições Comunitárias de Ensino Superior. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 23, n. 2 Mai/Ago, 2020. DOI: 10.22456/1982-1654.102614. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/102614. Acesso em: 16 abr. 2024.