Solução de Academic Analytics focado em Instituições Comunitárias de Ensino Superior

Autores

  • Fábio Josende Paz URCAMP UFRGS
  • Silvio Cézar Cazella UFCSPA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.102614

Palavras-chave:

Academic Analytics, Análise da Aprendizagem, Gestão Acadêmica

Resumo

O ambiente educacional está cada vez mais complexo e competitivo, muitos dados são gerados e necessitam ser tratados e interpretados com competência e agilidade. Nesse sentido, esse artigo tem como objetivo apresentar uma solução de Academic Analytics para apoiar a gestão de Instituições Comunitárias de Ensino Superior. A pesquisa teve abordagem exploratória e interpretativa. O método de pesquisa focou na prototipação. Inicialmente foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura para identificar publicações acadêmicas focadas em Learning Analytics e Academic Analytics com foco em gestão acadêmica, por fim foi desenvolvido um protótipo de um sistema de Academic Analytics integrando técnicas de Learning Analytics, onde são apresentados indicadores importantes as Instituições Comunitárias de Ensino Superior organizados em painéis de fácil acesso, visualização e entendimento, evidenciando as possibilidades de apoio a gestão acadêmica.

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Biografia do Autor

Fábio Josende Paz, URCAMP UFRGS

Vice-Reitor

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Publicado

2020-12-09

Como Citar

PAZ, F. J.; CAZELLA, S. C. Solução de Academic Analytics focado em Instituições Comunitárias de Ensino Superior. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 23, n. 2 Mai/Ago, 2020. DOI: 10.22456/1982-1654.102614. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/102614. Acesso em: 13 ago. 2022.