Going Abroad 3D: descrição de um protótipo de jogo educacional digital

Autores

  • Susana Cristina dos Reis UFSM
  • Quélvin Siqueira Gazen UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.102135

Palavras-chave:

Going abroad 3D. Protótipo. Descrição. Jogos Educacionais. Inglês

Resumo

Jogos digitais potencializam a aprendizagem contextualizada e significativa, bem como proporcionam a imersão e a agência do jogador na resolução de desafios propostos durante o ato de jogar. Com base nessas premissas, iniciamos uma pesquisa exploratória selecionando pressupostos teóricos que fundamentam o design do jogo Going Abroad 3D como um estudo de caso. A análise de jogos comerciais imersivos e de pressupostos teóricos nos permitiram identificar elementos essenciais que orientaram a elaboração do projeto desse jogo educacional para uso em aulas de Inglês. Os resultados estão aplicados no design da interface do jogo e na elaboração de sistemas do jogo, o qual conta em seu protótipo, o menu, a cena introdutória e cenários introdutórios do jogo com desafios implementados.

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Biografia do Autor

Susana Cristina dos Reis, UFSM

Susana Cristina dos Reis é professora associada 1, no Curso de Letras, pesquisadora, orientadora e docente no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional de Tecnologias em Rede, na UFSM. Líder do GRPesq/CNPq NUPEAD (Núcleo de Pesquisa, Ensino e Aprendizagem de Línguas a distância) e coordenadora do Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Línguas Online (LabEon). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Inglês, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua inglesa mediado por computador, ensino de línguas a distância, linguística aplicada, análise crítica do discurso e tecnologias educacionais no ensino de LE. Desenvolve pesquisas sobre ensino de línguas e tecnologias, tanto para ensino presencial quanto para a distância, focalizando o desenvolvimento de cursos online, games educativos, produção de material didático digital e formação inicial e continuada de professores para ead.

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Publicado

2020-11-22

Como Citar

DOS REIS, S. C.; GAZEN, Q. S. Going Abroad 3D: descrição de um protótipo de jogo educacional digital. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 23, n. 2 Mai/Ago, 2020. DOI: 10.22456/1982-1654.102135. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/102135. Acesso em: 13 ago. 2022.

Edição

Seção

Edição Especial - Artigos Premiados no Ciclo CINTED 2019