TEMPO, LUGAR E INTERCULTURALIDADE NA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES INDÍGENAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO INTERCULTURAL – UFG
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-6524.79522Palavras-chave:
tempo, lugar, interculturalidade, educação interculturalResumo
Este artigo tem como objetivo básico discutir, a partir da experiência docente no Curso de Educação Intercultural - UFG, a pretensa universalização do conceito de tempo das sociedades ocidentalizadas. Debates em sala de aula, trabalhos individuais e em grupo para registros de narrativas orais e escritas e confecção de mapas existenciais contribuíram para corroborar com o pressuposto de que determinadas culturas, dentre elas as indígenas, experimentam o “tempo” desde o lugar em que estão inseridas, prescindindo da perspectiva linear, cronológica e processual do tempo. Toda a trajetória pedagógica das aulas e a reflexão dos resultados tiveram como aporte teórico as discussões em torno do enfoque enactivo (ESCOBAR, 2003, 2005; MALDONADO-TORRES, 2010; NAZARENO; CARDOSO, 2013; SANTOS, 2006).Downloads
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Publicado
2019-06-30
Como Citar
NAZARENO, E.; ARAÚJO, O. C. G.; PEREIRA, T. M. G. TEMPO, LUGAR E INTERCULTURALIDADE NA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES INDÍGENAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO INTERCULTURAL – UFG. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 13, n. 1, p. 87, 2019. DOI: 10.22456/1982-6524.79522. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/79522. Acesso em: 19 abr. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS