A ESCOLA NA CIDADE E A ESCOLA NA ALDEIA: A CRIAÇÃO DO COLÉGIO ESTADUAL INDÍGENA BENEDITO ROKAG, TERRA INDÍGENA KAINGANG APUCARANINHA (TAMARANA/PR)

Autores

  • Flor Magali Aguilar Lopez Universidade Federal de São Carlos
  • Luiz Antonio Norder Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-6524.66580

Palavras-chave:

educação escolar indígena, ensino médio, identidade, movimento indígena, discriminação.

Resumo

Este texto analisa as interpretações da população kaingang da Terra Indígena Apucaraninha (Tamarana/PR) sobre a criação do Colégio Estadual Indígena Benedito Rokag, situado no interior da aldeia, e realiza uma comparação com o período anterior, quando os indígenas se deslocavam até a sede do distrito mais próximo para cursar o ensino médio. A revisão bibliográfica, a entrevista semiestruturada e a observação direta foram os instrumentos utilizados para a coleta e análises de dados. Os resultados da pesquisa de campo indicaram as principais dificuldades dos alunos indígenas para cursar o ensino médio em um distrito rural no entorno da Terra Indígena, entre as quais se destaca o preconceito, e também os principais benefícios e desafios associados à implementação do Colégio no interior da aldeia, com destaque para a importância da escola para a (re)construção da identidade social e cultural dos jovens indígenas.

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Biografia do Autor

Flor Magali Aguilar Lopez, Universidade Federal de São Carlos

Este texto analisa as interpretações da população da Terra Indígena Kaingang Apucaraninha (Tamarana, PR) sobre a criação do Colégio Estadual Benedito Rokag, situado no interior da aldeia, e realizar uma comparação com o período anterior, quando os indígenas se deslocavam até a sede do distrito mais próximo para estudar o ensino médio. A revisão bibliográfica, a entrevista semiestruturada e a observação direta foram os instrumentos utilizados para a coleta e análises de dados. Os resultados da pesquisa de campo indicaram as principais dificuldades dos alunos indígenas para estudar o ensino médio em um distrito rural no entorno da Terra Indígena, entre as quais destaca-se o preconceito, como também os principais benefícios e desafios associados à implementação do Colégio no interior da aldeia, com destaque para a importância da escola para a (re)construção da identidade social e cultural dos jovens indígenas.

Luiz Antonio Norder, Universidade Federal de São Carlos

Este texto analisa as interpretações da população da Terra Indígena Kaingang Apucaraninha (Tamarana, PR) sobre a criação do Colégio Estadual Benedito Rokag, situado no interior da aldeia, e realizar uma comparação com o período anterior, quando os indígenas se deslocavam até a sede do distrito mais próximo para estudar o ensino médio. A revisão bibliográfica, a entrevista semiestruturada e a observação direta foram os instrumentos utilizados para a coleta e análises de dados. Os resultados da pesquisa de campo indicaram as principais dificuldades dos alunos indígenas para estudar o ensino médio em um distrito rural no entorno da Terra Indígena, entre as quais se destaca o preconceito, como também os principais benefícios e desafios associados à implementação do Colégio no interior da aldeia, com destaque para a importância da escola para a (re)construção da identidade social e cultural dos jovens indígenas.

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Publicado

2016-12-31

Como Citar

AGUILAR LOPEZ, F. M.; NORDER, L. A. A ESCOLA NA CIDADE E A ESCOLA NA ALDEIA: A CRIAÇÃO DO COLÉGIO ESTADUAL INDÍGENA BENEDITO ROKAG, TERRA INDÍGENA KAINGANG APUCARANINHA (TAMARANA/PR). Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 10, n. 2, p. 11, 2016. DOI: 10.22456/1982-6524.66580. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/66580. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS