CULTURA CORPORAL INDÍGENA
EXPERIÊNCIAS DOS ESTUDANTES INDÍGENAS DA ALDEIA RIO PEQUENO NA REDE PÚBLICA DE PARATY
Resumo
O objetivo geral deste trabalho é verificar se as experiências dos estudantes indígenas da aldeia Rio Pequeno são aproveitadas pelos professores de Educação Física no processo de ensino e aprendizagem. O estudo apresenta uma abordagem qualitativa e se caracteriza como exploratório-descritivo. Os participantes foram alunos indígenas da aldeia Rio Pequeno, alunos não-indígenas que estudam com alunos indígenas da Aldeia Rio Pequeno, dois professores de Educação Física e o professor da Sala de Extensão Nhebo’e Porã na Aldeia Rio Pequeno. Utilizou-se a observação participante, a entrevista semiestruturada com os professores e o grupo focal com os estudantes. A herança da etnometodologia foi a âncora para interpretar os termos indiciais apresentados nas entrevistas e a descrição da realidade constatada pelo observador participante. Os achados mostram que elementos da cultura indígena não são abordados nas aulas de Educação Física. Foi revelada a falta de compreensão da importância da temática da cultura corporal indígena na fala dos professores, quando se entende que não apenas os esportes, jogos e brincadeiras não-indígenas deveriam compor o currículo da Educação Física.
Palavras-chave: educação física, indígena, cultura, Brasil.
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- 2022-09-30 (2)
- 2022-09-28 (1)